Saturday, October 12, 2024

The Wild Rotbot

 Nos ultimos anos a Disney e a Dreamworks andaram separados do sucesso no mundo de animaçao o que fez aparecer outro tipo de projetos que foram ganhando a sua dimensão. Contudo este ano marca o regresso das duas grandes produtoras aos grandes filmes, e se Inside Out 2 parecia fazer pender a balança para a Disney esta resposta da Dreamworks surpreendeu toda a comunidade de cinema com um resultado criticpo avassalador e um registo comercial que começou a medo, mas com o passa a palavra começa a ganhar dimensão, sendo sem duvida um dos filmes melhores avaliados do ano.

Sobre o filme podemos dizer que o primeiro ponto em que este consegue entusiasmar o publico e na realizaçao e na produçao as sequencias iniciais, debaixo e por cima de agua, o movimento, o rigor, a capacidade de encaixar a musica a perceito fazem de imediato percebermos que estamos perante um filme de primeira linha de uma Dreamworks algo separada do sucesso nos ultimos anos, mas o que vimos depois sustem ainda mais a confirmaçao que estamos perante a melhor obra da produtora.

E tudo começa na simplicidade da emoçao, na facilidade com que o filme atinge uma capacidade de transmitir emoçoes unicas em cada personagem, na forma como consegue ser subtilmente engraçado sem nunca ser exagerado, na forma como consegue encaixar todos os seus elementos num filme que quer passar as melhores emoçoes possiveis e o faz da melhor maneira que vimos recentemente num filme de animaçao.

Se a historia for justa com este filme temos um classico estantaneo que podera ser vencedor dos Oscar da categoria porque e um filme que roça a perfeiçao na maior parte dos seus elementos. Podera no inicio ser algo parado o que para os mais pequenos pode ter um arranque dificil, mas depois e um filme que encontra a perfeita toada de comunicar simplesmente emoçoes e isso nao viamos a muito em cinema de animaçao.

A historia fala de um robot que acaba por ser perder na selva acabando por interagir com os diferentes animais, completamente opostos a sua natureza ate ao momento em que o mesmo acaba por começar a criar um ganso, com quem cria uma ligaçao unica na companhia de uma rapoza.

O argumento e tudo aquilo que quer ser nos objetivos e na força moral que o guia ao longo de toda a duração. Nao e particularmente um filme original na sua abordagem ou no seu desenvolvimento mas encontra a forma quase perfeita de comunicar os seus valores e isso normalmente e o segredo do sucesso.

Na realizaçao Sanders tem sido a estrela da Dreamworks sendo os seus projetos de base o que melhores resultados tem trazido a produtora e agora volta a repetir num trabalho tecnico impressionante que demonstra que a animaçao ainda pode crescer. Fica a sensação que a DIsney depois de Lillo e Stich nao percebeu que poderia ter aqui o seu grande pensador da fase seguinte, perdendo-a para a sua rival

No cast de vozes em virtude de ter visto a versão portuguesa nada poderei opinar sobre as escolhas de base.


O melhor - Os valores e emoçoes que transmite

O pior - Pode ser muito pelo livro para quem espera mais inovaçao


Avaliação- B+

No comments: