Monday, October 07, 2024

Salem's Lot

 Em 2024 não foi propriamente comum a Max apostar em filmes dirigidos diretamente para a aplicação, dai que este filme de terror apenas poderá ter algum sentido em face da hiperatividade do género na aproximação ao Halloween. Um filme que acaba por ser uma produção de estúdio sem grandes atores ancoras, que tenta trazer os vampiros à ordem do dia num dos livros mais conhecidos de Stephen King. Os resultados críticos do filme foram medianos, e comercialmente tudo aponta que atualmente a Max tenha determinado tipo de conteúdos, nas series mais interessante.

Sobre o filme podemos dizer que temos um ligeiro filme de terror sobre um vampiro a assombrar uma pequena cidade e depois tudo o que estamos habituados num género mais tradicionalista de terror o qual tenta apenas assustar na imagem do seu vilão e pouco mais. Alias podemos dizer que pese embora seja terror, temos um terror familiar com vampiros, mas acima de tudo com personagens que vão passando para o outro lado até aos resistentes finais, num estilo muito em voga nos anos 90.

Alias e nesta homenagem que podemos dizer que o filme tem o seu maior mérito, já que tudo o resto e previsível, pouco ou nada trabalhado em termos de personagens ou qualquer inovação em termos do desenvolvimento, fica bem integrado o facto da ação estar numa pequena cidade do interior americano com todas as suas circunstancias temporais, mas pouco mais.

Por tudo isto podemos dizer que temos um filme soft de terror com poucos elementos que o tornem diferenciador para alem do contexto temporal algo vintage, mas que acaba por ser entertenimento basico. Nao e um filme que consiga impressionar, com um registo de base que acaba por ser uma forma simples de marcar presença numa epoca cada vez mais preenchida por terror de segunda.

A historia segue uma pequena terra onde um escritor surge ao mesmo tempo que um vampiro começa a atacar os habitantes de uma pequena cidade colocando-a toda em risco, e onde os sobreviventes unem esforços para contrariar o destino.

Em termos de argumento tempos pouco de novo, uma historia igual a muitas outras, que nunca tenta ser particularmente escura, com alguns toques de terror juvenil, que segue um caminho algo simplista sem grandes  explicações ou grandes personagens para o seu resultado facil

Na realizaçao o projeto foi assinado por Dauberman um habitual colaborador de grandes produtoras no que diz respeito ao argumento de terror, que ja tinha tido uma estreia em Anabelle 3, que tem aqui um filme muito soft para terror, ficando a ideia que muitas vezes estamos mais dentro de um episodio de Stranger Things do que num filme de terror, mas e um genero que ja teve a sua moda no passado.

No cast poucos atores conhecidos mas muitos numa segunda linha a esperado so seu momento. O filme nao e particularmente prodigo em interpretaçoes ja que procura essencialmente a imagem e o lado mais sanguinario. Temos Pullman Jr a ganhar espaço, mas nao e propriamente um filme com muitas conclusoes neste particular.

O melhor - O terror familiar estava em desuso.

O pior - Tudo demasiado previsivel e algo colorido


Avaliação - C

No comments: