Monday, October 28, 2024

Don't Move

 Sam Raimi encontra-se afastado um pouco da realizaçao mas a sua produtora continua a lançar jovens realizadores de cinema de terror, ou tensão psicologica, ponto de origem da sua carreira. Este Outono surge mais um titulo, sem grandes figuras que acabou por estrear na colaboração com a NEtflix. Ao contrario de outros produtos assinados por Raimi o resultado critico deste filme não foi brilhante, com avaliações medianas, sendo que comercialmente a falta de figuras de primeira linha num primeiro momento poderá afastar a explosao da Netflix.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo consegue os seus objetivos sem nunca ser fantástico, o filme quer ser curto, de tensão e ritmo elevado, que consegue ter os seus twist e os seus momentos de pânico, entrando sempre no seu elemento fundamental que e comunicar sem movimento, aqui o filme tem alguns momentos interessantes como a sequencia da cabana mas noutros e mais previsivel como a resistência do vilao.

Assim nao sendo um filme claramente original ou um filme que se consiga diferenciar na maior parte do tempo, podemos dizer que cumpre os seus objetivos de entertenimento imediato, o filme consegue em muitos momentos, intensificar a tensao psicologica, consegue ter o seu impacto, nunca sendo propriamente um filme produzido e realizador para ser um fora de serie.

Por tudo isto um mediano filme de terror, com uma ideia diferente, principalmente na comunicação e o panico. Fica a ideia que o filme poderia trabalhar mais as personagens do que ser quase noventa minutos do jogo do gato e do rato mas isso permite a intensidade que o filme quer ter, e que acaba por ser mais ou menos isso que funciona.

A historia segue uma depressiva mulher que no momento em que tenta colocar fim a sua vida contacta com um individuo que a impede de o fazer mas que é na verdade um psicopata com outro tipo de projetos para a mesma, concretamente a drogar para a matar, numa droga que a vai fazer perder movimentos.

O argumento tem uma premissa com alguns pontos algo diferentes concretamente na ideia de base, mas que depois e demasiado pratico no que quer ser. Não é um filme que surpreenda mas é um filme que cumpre os seus objetivos ainda que curtos.

Na realizaçao Raimi entregou o filme a dois jovens realizadores completamente desconhecidos que conseguem ter ritmo embora nem sempre muito artisticos nas suas componentes. Iremos perceber que a aposta de Raimi continua porque necessitam algo mais para se tornarem independentes.

No cast pouco ou nada de particularmente diferenciado, o protagonisto e entregue a uma quase desconhecia Asbille que é dedicada mas pouco mais. Ao seu lado temos um Wittrock algo diferente do que costumamos ver, que tem os melhores momentos, embora a personagem seja algo repetitiva.


O melhor - Noventa minutos rapidos.

O pior - Filme se calhar demasiado objetivo aos seus pontos


Avaliação - C

No comments: