Monday, October 28, 2019

Scary Stories to tell in the Dark

Numa altura em que o cinema juvenil revivalista tem-se apoiado no terror para alguns conceitos funcionarem comercialmente surgiu mais um dessas adaptações com este titulo peculiar. Este filmle de terror juvenil estreou em pleno mes de AGosto nos cinemas americanos com algum sucesso comercial tendo em conta a falta de protagonistas de primeira linha. No que diz respeito a avaliação critica o filme passou positivamente o que nem sempre acontecene no genero que o filme representa.
Sobre o filme temos as caracteristicas todas que fazem este tipo de filme funcionar, o humor e a qumiica entre as personagens mais pequenas, a fragmentação historia a historia no bodycount do filme e mais que isso os monstros horríveis que esteticamente acabam por dar o contexto de horror que o filme quer, o que acaba por nos dar este lado estetico que mesmo sem grande sentido narrativo acaba por funcionar.
Ou seja temos um filme juvenil, pensado acima de tudo para essa população embora o contexto temporal do filme seja demasiado passado para ter o sucesso que as abordagens dos anos 80 tem tido nos ultimos tempos. No final o filme perde algumas das caracteristicas que o fazem funcionar tornando-se apenas num filme de horror com um final pouco trabalhado.
Mesmo assim  numa fase em que o terror parece estar em boa forma, muito por culpa deste novo estilo, temos aqui um produto razoavel deste genero embora longe dos que de melhor funcionaram como o primeiro It. Tambem as personagens mais jovens poderiam e deveriam ser quem sabe mais trabalhadas no seu lado humoristico.
A historia fala de um grupo de jovens que depois de uma visita a uma casa abandonada e amaldiçoada começa a ver escritas historias de horror que conduzem a morte ou desaparecimento de cada um deles.
Em termos de argumento não e um filme propriamente dificil, o seu lado fracionado por historia facilita a congruencia final do filme, embora o corpo comum esteja longe de ser brilhante. No lado mais juvenil das personagens as coisas começam melhor do que acabam.
Na realização Ovredal tem a tradição nordica do terror que usualmente funciona bem, e o filme tem esta inspiração principalmente na criaçao de monstros horriveis. De resto o filme e algo escuro para o cinema juvenil, mas percebe-se que o realizador esta confortavel no genero.
No cast um grupo de jovens de segunda linha cujas personagens nao permitem grande brilho, ja que este vai para as criaturas criadas e pouco mais. Pode ser um bom anuncio para dar visibilidade mas pouco mais.

O melhor - O horror das figuras

O pior - No final o filme perde o lado juvenil que o sustenta

Avaliação - C+

No comments: