Monday, October 14, 2019

It Chapter 2

Dois anos depois do mundo do terror ser assaltado pela forma totalmente explosiva com que Pennywise reapareceu no cinema, surge a natural sequela deste filme reunindo o grupo de jovens adolescentes do primeiro filme, novamente na luta contra o temivel palhaço. Criticamente as coisas não correram tao bem como no primeiro filme com avaliações a todos os niveis mais medianas. Comercialmente o filme pese embora de uma forma menos forte voltou a convencer os espetadores sendo mais um sucesso deste verão.
Sobre o filme eu confesso que gostei bastante do primeiro filme, principalmente na conjugação do revivalismo dos anos 80 com o lado infantil das personagens a juntar o lado típico de filmes dos anos 80 com um terror mais atual que fez o filme funcionar nao so no lado estetico de terror mas acima de tudo no lado pessoal das suas jovens personagens. Pois bem este filme perde dois dos primeiros atributos do primeiro filme e o que resta e claramente insuficiente para fazer o filme resultar, ja que em termos de terror temos apenas imagens estranhas e grotescas e pouco mais.
O filme parece perceber que os adultos sao insuficientes para o filme resultar enquanto grupo regressando aos mais pequenos diversas vezes ao longo do filme, mas fá-lo de uma forma nao grupal que acaba por nao ser a melhor soluçao, tudo se torna ainda mais problematico quando o filme  isola as personagem situacionalmente perdendo o lado grupal de dialogos engraçados para tornar ainda o filme com uma duração totalmente inacreditavel.
Ou seja um filme de terror que perde muito dos valores do seu inicio numa tentativa apenas de rentabilizar um projeto ganhador comercial mas que parece ter-se esgotado por completo no primeiro filme algo que nao seria expetavel tendo em conta o final aberto, mas a abordagem e a construção das personagens neste segundo filme nao resultou.
A historia fala dos mesmos elementos do primeiro filme que vinte e sete anos depois, sao chamados a uma nova reunião na terra natal dos mesmos, de forma a tentarem mais uma vez combater o palhaço maquiavelico e mais que isso os medos de cada um.
Em termos de argumento temos obviamente um filme muito menos rico do que o primeiro, principalmente na dimensão de terror onde este filme aborda por exclusivo. Muito do lado mais comico e principalmente grupal do filme e abandonado e o bom do filme e quando trabalha este lado do filme, que é muito pouco.
Na realizaçao Muschietti repete a realizaçao do primeiro filme. O nivel estetico de Pennywise e bem conseguido, muito por culpa de uma interpretaçao de primeira linha. E um realizador com parametros interessantes para o terror mas que perde outros valores que o primeiro filme tem.
Em termos de interpretaçao existem algumas escolhas naturais como Mcvoy e Chastain, embora as personagens de ambos sejam totalmente limitados no argumento, o qual da mais enfase as escolhas de desconhecidos para as restantes personagens. Volta a ser Saarsgard aquele que tem melhor rendimento.

O melhor - Pennywise no estilo gráfico.

O pior - Perde a empatia do grupo

Avaliação - C-

No comments: