Sunday, October 06, 2019

Joker

Joker e talvez a personagem de super herois aquela que ao longo do tempo nos deu interpretaçoes mais marcantes tendo inclusivamente dado o oscar a Ledger que acabou por falecer antes de o receber. Neste ano e com muita expetativa saiu o filme a solo sobre o vilao e logo com uma figura de peso para esta interpretaçao o que ainda mais expetativa criou em todo o mundo do cinema. Criticamente as coisas começaram com impacto depois da vitoria em Veneza, embora nos EUA as coisas nao correram particularmente bem ao filme, embora o impacto junto do publico tenha sido total e tudo leva a crer que ira tornar este filme um sucesso comercial de grandes dimensoes.
Este e um filme pouco natural no espectro dos filmes de super herois ou da luta DC e Marvel. Este e o vilao mais carismatico da historia e o filme e sobre ele, com muito dos elementos que poderiam criar na realidade uma personagem como aquela. Temos um filme bem terreo, bem real sem truques e isso torna o unico, embora inicialmente algo repetitivo o filme acaba por ser resgatado na segunda parte para um filme poderoso, inquietate que cresce a reboque de uma interpretaçao para a historia.
POdemos dizer que nao e o filme esperado, isso devia-se ter percebido com a escolha do protagonista, iriamos ter muito mais um filme sobre saude mental do que sobre super herois, sendo a historia conhecida apenas o pano de fundo, e o que e certo e que o filme resulta. Nao cai no erro de adornar a personagem dando-lhe apenas um contexto e isso torna-se imponente como poucos filmes foram nos ultimos tempos.
Sem duvida um dos melhores filmes do ano que mais do que um excelente argumento consegue pensar a persoangem num dias de hoje, no contexto politico e social de alguns paises e dar-nos a explicação plausivel para o que poderia ter criado tal personagem e nisso o filme e extremamente bem conseguido.
A historia fala-nos de um aspirante a comediante com muita dificuldade social que acaba por de repente se tornar e afirmar-se com o crime.
O argumento nao e propriamente o melhor do filme, ou pelo menos nao e o mais completo. E brilhante no contexto politico e social em que insere a personagem, tem alguns dialogos de ponto mas  e demasiado serio e dramatico o que alguma ironia poderia dar uma roupagem mais forte e carismatica da personagem.
Na realizaçao a escolha de Phillips surpreendeu por ser um realizador tipico de comedia, que aqui tem uma boa realizaçao principalmente pelo lado sombrio e por romper com o seu passado como realizador e dar-nos muito mais do que um interessante realizador de comedia.~
No cast temos um espetaculo a solo de Phoenix do primeiro ao ultimo minuto. Numa personagem que ja tinha sido bem interpretada e historicamente marcante Phoenix consegue ser brilhante, encaixando a personagem no que de melhor faz e dar um show do primeiro ao ultimo minuto do filme. Se fosse a primeira interpretaçao da personagem tinha oscar encomendado assim vai ter de aguardar.

O melhor - Phoenix e a atualidade da personagem

O pior - A primeira meia hora de filme e demasiado circular~

Avaliação - B+

No comments: