Friday, October 18, 2019

El Camino: Breaking Bad Movie

Para mim enquanto adepto da serie Breaking Bad e muito dificil analisar este filme como sendo uma peça isolada, dai que talvez nem o devesse fazer. Este e mais um episodio maior de uma das melhores series da televisao que resolveu dar seguimento a uma das suas personagens no pos serie sob a forma de longa metragem. Embora menos entusiasmante do que a serie o filme conseguiu boas avaliaçoes criticas e tudo parece indicar que tambem comercialmente todos os fas da serie de culto acabarão por ver este filme.
Sobre o filme e sempre complicado tocar numa obra catalogada de quase perfeita, mesmo que o seu escritor e realizador seja a base do novo projeto. Pois bem na essencia o filme nao toca, limitando-se a conduzir Jesse para situaçoes de confronto com o seu passado com Flashbacks que trazem as melhores personagens do que ja vimos em cenas novas, valendo o filme pela memoria dos bons tempos partilhados do que propriamente pelo filme em si,
Existe um ponto em que a abordagem funciona bem, consegue tirar das personagens que tras de volta o que de melhor elas tinham e mais que isso permite contrapor a evoluçao ou a degradaçao de Jesse ao longo do tempo, não só fisica mas acima de tudo emocional, e nisso o filme consegue ser imponente na mensagem que quer passar.
De resto o esperado os preciosismos muito bem trabalhados de Gilligam nas personagens e nos seus contextos, uma forma própria de trabalhar diálogos e situações e mais que isso o aproveitar completo de personagens muito bem criadas por si e que deram a Breaking Bad a dimensao que nunca pensou que conseguisse.
A historia segue Jesse e a sua tentativa de reconstruir-se depois do tempo deixado em cativeiro e escravizado. Nesta luta tem que encontrar com as pessoas do seu passado para construir o seu futuro, sempre com a maxima do nada a perder.
Em termos de argumento Gilligam funciona bem nos dialogos, as situações que leva a Jess no presente e no passado são aquelas que melhor encaixam e potencializam as personagens que o mesmo criou e nesse particular podemos dizer que a historia é o que o filme quer e o que a serie merece.
Na realizaçao Breaking Bad tinha um estilo proprio que e naturalmente mantido neste filme. VInce e o pai da serie e movimenta-se de forma confortavel naquilo que funciona bem para aproximar-se dos espetadores. Provavelmente nunca sera um realizador de cinema de primeira linha ja que o filme deixa-se adormecer mas a sua serie tem lugar na historia
No cast Paul tem em Jesse a personagem da sua vida, e mais uma vez temos aqui uma entrega fisica e psicologica de primeira linha. Independentemente da carreira que se segue Paul tem em Jesse o seu bilhete para a eternidade.

O melhor -  A forma como conseguimos ter material novo Braking Bad

O pior - Em espaços o filme adormece

Avaliação - B

No comments: