Saturday, March 30, 2019

Welcome to Marwen

Robert Zemekis esta numa fase terminal da carreira, de um dos melhores realizadores e mais originais que o cinema viu nos ultimos quarenta anos. NOs ultimos anos o veterano realizador tem estado longe do sucesso principalmente nos seus dois ultimos biopics curiosos. Neste ano nesta mistura entre live action e stop motion arrojado, acabou por ver o seu filme quebrar muito por culpa de uma avaliação critica negativa que ajudou este filme a tornar-se num dos grandes floops comerciais de 2018.
Sobre o filme podemos desde logo dizer que a orignialidade e tecnica do filme, algo que Zemekis costuma fazer tao bem, acaba por ser os vetores mais fortes do filme. Tecnicamente e mais que isso em termos esteticos na construçao do mundo das bonecas o filme é bonito, surpreendente e uma abordagem original.
O problema acaba por ser que a historia em si acaba por ser rudimentar, temos uma personagem perdida, alvo de um ataque em stress pos traumatico, mas o filme nunca parece ser totalmente coeso na criaçao de uma intriga que o sustente aquilo que funciona muito bem no que diz respeito ao lado tecnico. Fica a ideia que o filme merecia um argumento mais trabalhado, mais coeso e que funcionasse melhor mesmo que a base pudesse ser a mesma.
Ou seja Marwen e um filme particular com atributos que na minha opiniao mereciam mais atençao pelo arrojo de uma abordagem diferenciadora e por uma historia artistica totalmente diferente. EMbora reconheça que em termos de preparaçao e na forma como a historia foi construida existem deficiencias que acabam por condenar este filme a uma importancia menor do que aquilo que na realidade deveria ter.
A historia fala de um artista fotografico com uma queda para bonecos e sapatos de mulher que depois de um violento ataque que foi alvo começa a criar a sua historia num mundo imaginario de bonecas por si criado com as personagens da sua vida.
Em termos de argumento podemos dizer que a base ideologica do filme aliado ao seu nivel tecnico sao base para uma obra de referencia. O problema e a concretizaçao, a forma como o filme limita em demasia as suas personagens quer a principal mas especialmente as secundarias, nao aproveitando a criatividade de base que o filme tem.
Poucos tem uma carreira como Zemckis recheado nao so de trabalhos de referencia mas acima de tudo de evoluçoes tecnicas de primeira linha. Aqui temos mais uma vez Zemeckis a arriscar e com sucesso porque tecnicamente o filme funciona. Fica ainda a ideia que com um argumento mais capaz teriamos mais um bom filme para um curriculo vastissimo.
Parece-me que a escolha de Carell esta longe de ser a melhor para um papel que exigia algum caracter dramatico. Carell tem dificuldades em ser naturalmente intenso do ponto de vista dramatico e o filme acaba por perder com isso. Em termos de secundarios o filme nao deixa as personagens secundarias ter espaço.

O melhor - O valor tecnico do filme.

O pior - Carell nao foi a melhor escolha

Avaliação - C+

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