Wednesday, March 06, 2019

The Boy Who Harnessed the Wind

A Netflix tem nos ultimos anos apostado em todos os certames mais famosos, não só em termos de produçoes, mas também na compra de produtos independentes que surjam nesses festivais. Em Sundance surgiu este filme, falado em lingua não inglesa que marcava a estreia na realização de longas metragens de Chiwetel Ejiofor. O filme teve boas avaliações, insuficientes contudo para o potenciar para grandes voos, mas acabou por resultar bem junto do publico razão pela qual acabou por ser aposta da NEtflix. Em termos comerciais os resultados netflix são sempre dificeis de apurar.
Sobre o filme, podemos dizer que tem todos os ingredientes dramaticos para funcionar junto do grande publico, desde logo é uma historia real, que toca na miseria de populações desfavorecidas, uma historia de luta e de sucesso, o que acaba por ter tudo para do ponto de vista emocional funcionar no grande publico.
Em termos do filme em si, a escolha pelo dialeto original do Malawi, acaba por funcionar como uma vertente mais realista, mesmo que em termos de escolhas e especificadades do argumento o filme caia em demasia em cliches deste tipo de filmes, com sequencias marcadas para o lado trágico da situação, mas também por outro lado para potenciar ao maximo o impacto positivo do feito final.
E um daqueles filmes competentes, não sendo uma obra prima, nem uma abordagem totalmente orignal, o filme dá-nos uma historia de esforço, que merece ser contada e destacada. Eijifor, é competente na realizaçao e escolhe um cast que acaba por ser a força natural de um filme que se deve ver pese embora nao seja daqueles que fique para sempre na retina.
A historia fala de uma familia agricultora do Malawi com dificuldades de fazer cobro as necessidades financeias, agravadas pela seca que coloca em causa a sobrevivencia de todos. O filme aborda a luta de um menor para responder as necessidades dos pais e assim continuar a estudar.
Em termos de argumento a historia que o filme conta e meritoria e merece o destaque, quer pelo contexto desfavorecido onde o mesmo ocorre mas tambem por todas as vicicitudes que o filme oferece. Podemos dizer que na abordagem recorre a demasiados cliches, mas acaba por potenciar o filme em termos emocionais.
E realizaçao de Ejiofor podemos dizer que tem trabalho na contextualizaçao espacial tipica de africa proximo das origens do ator. COntudo a abordagem em termos de realização nao vai mais longe que isso, num projeto individual que nos faz tar atento para esta nova tarefa do ator.
No cast temos um Ejiofor a liderar um  cast, com toda a intensidade tipica que o mesmo entraga usualmente as suas personagens, acompanado por um jovem Maxwell SImba que tem o lado emotivo do filme.

O melhor - A força da historia que e contada.

O pior - Demasiado recurso a cliches de historia de vida

Avaliação - B-

No comments: