Monday, March 18, 2019

Triple Frontier

A netflix prometeu que em 2019 seria o seu ano de maior aposta em termos de cinema. Apos um final de 2018 em alta, motivado acima de tudo pelo sucesso critico de ROma e comercial de Bird Box, este é ja o segundo filme de um realizador de primeira linha critica que é lançado este ano, depois do estranho Velvet Buzzsaw de Dan Gilroy. Este foi um filme que criticamente não entusiasmou por completo pese embora as avaliações acima de tudo positivas. Comercialmente tendo em conta o naipe de atores tem tudo para ser um grande sucesso da netflix.
Sobre o filme, temos um golpe num contexto pouco comum, concretamente na casa de um barão de droga sul americano, isso permite que seja um filme de ação com ritmo elevado, em pleno movimento, com situações limite, mas que rapidamente torna-se um filme que esvazia por completo as personagens limitando-se a um filme de sequencias de ação interminavel, o que não é propriamente a melhor fonte para um filme como este funcionar.
Ou seja parece-nos que é um filme com um contexto propicio para um interessante filme de ação, com um cast recheado de talento, mas que desaproveita por completo já que o filme nunca entra dentro de nenhum dimensao pessoal dos seus personagens e isso torna o filme obsoleto em termos de significado maior, sendo mais um filme de ação comercial, com alguns bons momentos de impacto mas pouco mais.
Fica a questão se com um realizador habituado a filmes de maior dimensao intlectual, e um cast como este o filme merecia um filme com mais impacto, principalmente na açao dramatica ou no lado mais pessoas das personagens. Mesmo em  termos tecnicos para alem do lado paisagistico do contexto espacial do filme, não existe espaço mas mais brilho.
A historia fala de um grupo de ex veteranos de guerra que se juntam para tentar efetuar um assalto a casa de um barão de droga, numa missao planeada ao milimetro e tendo em vista a recompensa monetaria que o trabalho nunca lhes deu.
Em termos de argumento podemos dizer que o filme é algo vazio, dá total primazia à ação pura e dura e dá-nos pouco na vertente das personagens para alem do necessario e convicções para o plano. Parece-nos tendo em conta o background das personagens existia espaço para um filme mais dramatico.
Na realização Chandlor é alguem que conseguiu nos ultimos tempos ganhar algum impacto critico, mas que ainda não tem uma assinatura pessoal nos seus trabalhos. Aqui consegue funcionar bem nos momentos de ação entrando com o impacto necessário para dar mais ritmo ao filme.
No cast eu confesso que não consigo compreender a forma como Affleck continua tao presente, já que ele não consegue dar profundidade as suas personagens. No lado de ação Humman, Hedlund e Pascal dão esse lado ao filme, sendo Isaac o unico que tem uma personagem mais construida.

O melhor - Algumas sequencias de ação de primeira linha, com sublinhado moral

O pior - Affleck

Avaliação - C+

No comments: