Saturday, March 02, 2019

The Prodigy

Cada vez mais o terror e o genero em mais movimento nos primeiros meses do ano, que aproveitam esta epoca do ano mais branda para apostar em titulos pequenos com objetivos unicamente comerciais e na tentativa de lançar novos conceitos que poderão resultar em franchising de primeira linha. No inicio deste ano surgiu este filme com resultados criticos medianos, o que nao e propriamente mau para o genero em questão, mesmo que em termos comerciais tenha apenas feito o minimo garantido, nao sendo previsivel as sequelas dos filmes de maior sucesso.
Em termos de filme temos o tipico filme de terror, com um figura infantil estranha que acaba por infernizar todos que os rodeiam com um apetite por sangue, e por uma explicação muito na onda da maior parte de filmes semelhantes sobre reencarnações e os seus afins. Ou seja um filme que em termos de esturura logia e mais do mesmo do primeiro ao ultimo minuto, acabando por nao ter um unico apontamento de originalidade na sua historia de base.
Sobrava dois pontos que poderiam, levar o filme para outros patamares, o lado estetico, onde me parece que o filme tambem e limitado, pese embora consiga potenciar alguns sustos no espetador, nao e uma abordagem diferenciadora do ponto de vista estetico e parece sempre um filme simples de grande estudio com truques tipicos do filme de terror.
E por fim a conclusao, aqui penso que o filme entra num registo ligeiramente diferente do habitual, nao perdendo tempo no tipico happy ending que acaba por nao ser, acabando mesmo de uma maneira que nao seria tao previsivel, e neste apontamento acaba por ser o unico momento onde o filme se distancia, ainda que ligeiramente dos demais.
A historia fala de um casal com dificuldade em ter filhos que finalmente consegue dando a luz um prodigio com um desenvolvimento rapido, com uma inteligencia acima da media mas com dificuldades em lidar com os pares. Tudo fica pior quando o menor e encarnado por um serial killer.
Em termos de argumento a base o desenvolvimento da historia e igual a muitas outras, o filme nao consegue ter personagens ou qualquer aspeto na sua historia de base que o diferencia de muitos outros, e mesmo a questao do prodigio acaba por ser esquecida na primeira parte do filme.
Na realizaçao temos um realizador desconhecido que tem aqui o seu primeiro projeto de terror de um estudio maior e o resultado esta longe de ser brilhante. O filme nao e propriamente forte do ponto de vista estetico e os sustos sao feitos da forma convencional.
Em termos de cast temos um filme que anda as costas de um jovem Robert Scott que ja tinha aparecido num dos ultimos grandes filmes de terror, ainda que com um papel pequeno. No filme funciona nos dois lados que a personagem exige, contudo nao é acompanhado ja que o restante cast como respetivas personagens acabam por nao existir.

O melhor - A conclusao algo diferente

O pior - A forma como a mesma formula e repetida ate a eternidade

Avaliação - D+

No comments: