Thursday, August 02, 2018

Hot Summer Nights

Produzido em 2017 com uma serie de jovens que na altura estavam ligados ao cinema independente, este filme acabou por conseguir a luz do dia em 2018, muito por culpa da explosao mediatica do seu protagonista Timotheé Chalamet. Pese embora a proximidade do jovem actor com a critica este filme esteve longe de ser um sucesso critico com avaliações essencialmente negativas. Comercialmente ao ser um filme declaradamente independente os resultados tambem nao foram propriamente visiveis, ja que a estrategia de ir attras na carreira de figuras mediaticas normalmente nao funciona.
SObre o filme podemos dizer que o mesmo começa bastante bem não so na abordagem diferenciadora, com uma narraçao fora de açao mas tambem no contexto que o filme consegue nos dar do revivalismo do inicio dos anos 90. Os primeiros dez minutos do filme sao de primeira linha, principalmente porque nos da um personagem que nos causa interesse e a abordagem e bastante interessante.
Contudo o filme acaba por abandonar nao so o revivalismo inicial tornando-se num filme que poderia ser em qualquer contexto temporal, como modifica demasiado as personagens e isso acaba por lhe tirar força propria ou coesão, tornando-se num confuso filme de relaçoes e trafico, mas ao mesmo tempo com uma abordagem totalmente parecida com muitos outros filmes do genero.
A sua diferenciaçao apenas e novamente recuperada na sua conclusao, quando chama a si novamente o curioso narrador, contudo no final fica a ideia que o filme tinha tudo para resultar muito mais do que aquilo que na realidade acaba por ser, principalmente porque durante todo o desenvolvimento da intriga abandona por completo as especificidades diferenciadoras que o filme acaba por ter, e isso acaba por ser uma opçao incompreensivel
A historia fala de um introvertido rapaz que acaba por iniciar uma relaçao com um jovem traficante de droga que o conduz a ser aquilo que sempre sonhou ser, principalmente na relaçao com a rapariga mais desejada da cidade.
Em termos de argumento o filme na sua essencia acaba por ser parecido com thrillers juvenis envolvidos com mafiosos. Mesmo em termos de relaçao e de personagens e mais do mesmo. Na fase inicial temos uma abordagem diferenciadora mas que na essencia do filme e abandonada e desprediçada.
Na realizaçao marca a estreia de Bynum na realizaçao, os primeiros dez minutos deixam-nos com aguaa na boca principalmente na forma como consegue um contexto proximo do inicio dos anos 90, contudo acaba por se esquecer do melhor de si, dando-nos no restante uma realizaçao muito mais simplista e pouco imponente.
No cast Chalamet tem uma abordagem aos papeis diferenciadora, porque da aos seus persongens maneirismos que nao estamos habituados a ver. Contudo parece-me que com o tempo ou ele muda e manifesta outras formas ou vai cansar, mas enquanto é diferente vai agradando. Mesmo assim e o melhor destaque interpretativo do filme, perdendo apenas algumas sequencias para o sempre interessnte Emery Cohen.

O melhor - Os primeiros dez minutos.

O pior - O filme abandona no seu desenvolvimento o que de melhor tem, tornando-se num filme normal

Avaliação - C+

No comments: