Saturday, August 25, 2018

Final Portrait

Os biopic de segunda linha sao usualmente filmes com pouca visibilidade que acabam por ganhar mais conceito quando as suas figuras acabam por entrar noutros projetos de resultados mais substantivos. Isto foi o que aconteceu com este filme que marca o regresso de Tucci atras das camaras. O filme conseguiu na sua essencia boas criticas, pese embora insuficientes para lhe dar um impulso para mais altos voos. Ja comercialmente um filme de minorias com resultados condizentes.
A historia ou melhor a personalidade de Giacometti e muito cinematografia e nesse particular parece-me que o filme escolhe bem a historia que quer contar, mesmo que seja um filme algo repetitivo e circular porque acaba por ser a opçao de nos dar uma pessoa mais do que nos dar uma historia acaba por funcionar no filme, na forma como a sua forma de ser influencia quem com ele interage, e nisso o filme consegue fazer a transmiçao clara deste ponto.
Obvio que nao e um filme de grande ritmo ou que va muito para alem da personagem, é um filme que mesmo sendo pequeno cai muitas vezes em circulos narrativos que nao lhe permite grande desenvolvimento. Contudo uma excelente interpretaçao de Rush, totalmente desenhado para o papel, uma realizaçoa com algum aprumo estetico acaba por dar ao filme algum mais valor do que aquele que inicialmente o filme tem.
Contudo parece-me que nos ultimos anos a falta de ideia de hollywood acaba por redundar em demasiados biopic, que na essencia sao abordagens simples de personagens mais do que historias ou acontecimentos. Este e mais um desses filmes que provavelmente os fas do trabalho do pintor vao se lembras os outros vao se esquecer.
A historia fala da ligaçao do estranho pintos, e as suas vivencias no momento em que pinta um retrado de um individuo americano e a relaçao que todo o fenomeno de criaçao vai sendo criada entre ambos.
Em termos de argumento e um filme simples, claramente um filme de personagem que mais do que alguma coisa tenta nos dar a personalidade e as vivencias de criaçao. Nao temos um filme de intriga ou de acontecimentos e isso limita principalmente os outros personagens.
Tucci tem um filme com algum primor estetico na sua abordagem, na cor na forma como tenta filmas mas parece-me quase sempre um filme que necessitava de alguma chama mais para ir para outros patamares, mas talvez por isso Tucci seja mais conhecido como acto do que como realizador.
No que diz respeito ao cast, Rush esta ao seu melhor nivel, num papel que encaixa perfeitamente na sua forma de interpretar com a excentricidade ao maximo. Por seu lado, parece-me que nao existe espaço para os seus colegas de ecra

O melhor - Rush

O - Pior -E um filme de personagem e nao de uma historia

Avaliação - C+

No comments: