Friday, August 03, 2018

God's Not Dead: A Light in the Darkness

Os filmes sobre religião e fé nos ultimos anos invadiram um cinema de serie B que teve como o filme de maior sucesso esta saga do God's Not Dead, onde as teorias e a crença religiosa era levada ao expoente maximo. Apos primeiros filmes com resultados de bilheteira consistentes, o que nao deixa de ser surpreendente tendo em conta a tematica, a falta de actores de primeiro nivel e a sempre presente negação critica, este terceiro filme caiu finalmente no caos que se advinhava com resultados de bilheteiras muito fraquinhos e que provavelmente pos fim a saga.
Sobre o filme em momento algum esta saga foi conhecida pela qualidade dos seus filmes, muito pelo contrario, filmes simplistas de propaganda cristã, com pouco realismo ou mesmo com pouca ou nenhuma intriga para alem de divulgar a palavra do senhor. Isso em termos de cinema atual e muito pouco contudo acabou por criar um contexto. Este terceiro filme e mais do mesmo, uma intriga primaria e criada e no fim prevalece o lado bom, motivado pelas questões cristãs.
Se em termos de mensagem e facil perceber as limitaçoes de um filme com o proposito acima assinalado, em termos de produçao tudo tambem é demasiado amador, principalmente na escolha de um cast rudimentar sem figuras mediaticas ou atores de qualidade, principalmente porque o filme nas suas personagens totalmente basicas tambem nao necessita disto, mas no final sai um telefilme de muito baixa qualidade que pode passar nas igrejas do mundo fora, mas que em momento algum sera uma obra referida em termos de cinema.
Com os resultados aqui ausentes pode ser que mesmo o genero sofra alteraçoes com filmes com mais risco, com mais arte nem que seja na abordagem e que desapareçam estes filmes de baixa produçao, sem qualquer arte e engenho que apenas querem ganhar dimento na passagem da fe.
A historia segue a vida do pastor Dave Hill agora numa dispura com o reitor da universidade que apos o incendio na igreja quer retirar daquele espaço a igreja, de forma a impedir um conflito ideologico naquele espaço.
Em termos de argumento uma intriga basica algo que ja e tradiçao na saga, muitas palavras da fé, muita boa vontade mas muito pouco engenho em nos trazer personagens existentes ou mesmo dialogos minimamente realistas.
Na realizaçao para este terceiro filme temos a estreia de Michael Mason, que nao tras nada de novo a serie muito pelo contrario, pouco risco, uma abordagem de televisao para um filme que é dificil de ser referencia em qualquer tipo de aspeto.
No cast a maior parte dos desconhecidos que fazem vida na saga repetem os papeis, neste filme temos a introdução de John Corbert distante dos momentos de maior sucesso e num papel ao nivel baixo de todos os outros do filme.

O melhor -Tem um proposito ideologico assumido

O pior - O que seria do cinema se todas as religioes tivessem um genero

Avaliação - D

No comments: