Tuesday, August 28, 2018

Skyscraper

Dwayne Johnson é neste momento a figura dos blockbusters americanos, colecionado grandes produções atrás de grandes produçoes. Este é o seu segundo filme como protagonista, novamente num contexto de ação pura e mais que isso efeitos especiais de ponta. os resultados destes seus projetos quase a solos tem sido marcados por uma mediania critica que nao influencia os resultados de bilheteira que neste caso acabou por ser ligeiramente inferior ao habitual pelo menos no contexto norte americano.
Eu confesso que gosta bastante mais quando The Rock une a ação ao humor do que quando apenas temos um filme de ação puro, com um guião serie B que tem como unico objetivo potenciar os efeitos especiais de ponta, algo que acontece neste filme. Toda a intriga é tipica do cinema de ação serie B, digamos mesmo que algo parecida com o assalto ao arranha ceus, se bem que come menos personagem e mais que isso sem Bruce Willis no seu melhor momento, mas na essencia temos a mesma base.
Se em termos tecnologicos o filme usa e abusa dos efeitos especiais e sequencias de ação impossivel, o que a determinada altura chega a roçar o absurdo o filme nunca consegue na sua intriga ter qualquer tipo de interesse, por um lado porque os vilões nunca são trabalhados ou caracterizados e por outro lado parece que o filme tem uma pressa extrema em chegar ao climax de ação que acaba por durar grande parte da duração do filme.
Por tudo isto Skyscraper e um basico e pouco interessante filme de ação, pouco desenvolvido em todos os aspetos, cinzendo no registo algo endurecido que quer ter. Numa altura em que o entertenimento principalmente de grandes estudios ja consegue cada vez mais ser completo nas diferentes vertentes este filme acaba por ser demasiado cinzento ou apenas um motivo para exprimentar novas tecnologias de efeitos especiais.
A historia fala de um ex operacional entretanto empresario no ramo de segurança de edificios que e contratado para analisar a segurança do edificio mais alto do mundo no momento em que o mesmo sofre um ataque terrorista que faz perigar a segurança do mesmo mas também a familia do protagonista.
Em termos de argumento tudo no filme e reduzido ao minimo, desde logo as personagens basicamente inexistentes e sem qualquer tipo de carisma, dialogos perfeitamente redutores e uma intriga previsivel do primeiro ao ultimo momento. E no argumento que se encontra as grandes debilidades do filme a todos os niveis.
Na realizaçao Marshall Thurber e um realizador de grande estudio sem marca propria que aqui se limita a usar e abusar dos efeitos especiais para o filme ter aspeto grafico que funciona. Mesmo assim e um trabalho de tarefeiro mais que de autor, rotulo que continua patente na obra do mesmo.
No cast e um filme pensado em potenciar The Rock no estilo de açao puro, algo que é totalmente facil para ele. Num papel sem exigencia nenhuma o filme acaba por ser um monologo de resistencia fisica sem qualquer interesse para os interpretes.

O melhor - Os efeitos especiais

O pior - O argumento do mais limitado em termos de filmes de grande estudio

Avaliação - D+

No comments: