Sunday, August 26, 2018

Billionaire Boys Club

Quando a produçao deste filme foi lançado o mesmo tinha tudo para ser um sucesso obvio, nao so porque tinha no seu cast dois dos mais proeminentes jovens de hollywood, mas como os mesmos eram apadrinhados por uma Kevin Spacey valorizado. Um ano depois tudo mudou, muito por culpa da desgraça em que caiu este ultimo. Talvez por isso mas tambem pela pessima recepçao critica que o filme obteve, comercialmente este foi um dos maiores desastres do ano, sendo que todo o projeto foi levado pelo furacao Spacek.
Sobre o filme o mesmo aparentemente tem como base uma historia veridica, mas parece-me que é precisamente ai que o filme falha, num filme sobre sucesso e dinheiro, nos ultimos anos temos visto diversos filmes que abordam a tematica com originalidade e nisso o filme parece um pouco cinzento, pensando que pode viver de personagens e menos da abordagem do filme em si que nos parece sempre limitada.
E certo que o filme aposta bem numa dupla de protagonistas em boa forma que permitem as oscilaçoes do filme, que contudo em si parece perdido entre um filme de negocios, com um Thriller policial com excesso de personagens ainda para mais quando mais de metade delas nao serve para grande coisa no desenvolvimento do filme. Tambem em termos de montagem na parte final o filme é algo difuso perdendo algum norte daquilo que deveria ser.
Por tudo isto este filme tinha ingredientes bem melhores do que o resultado final, e principalmente colocando de lado toda a polemica de Spacek parece-me claro que o filme tinha muito mais por onde andar e ser claramente melhor nas personagens, na abordagem e no argumento, fica a sensaçao que tudo correu mal a um filme que podia ter sido um sucesso.
A historia fala de dois amigos colegas de Harvard que a procura do sucesso e de dinheiro se metem em negocios obscuros chamando a si investimentos que vai conduzir a uma luta pelo dinheiro acima de tudo.
EM termos de argumento parece-me um filme com uma boa premissa, uma historia interessante mas com uma abordagem totalmente limitada a historia, o filme necessitava de mais arte e principalmente de mais objetividade na intriga.
Na realizaçao James Cox encontra-se à muito tempo longe do sucesso pese embora tenha projetos usualmente apelativos, mas que nunca conseguem vingar em nenhum dos aspetos, aqui percebe.se que lhe falta arte na abordagem e isso muitas vezes limita as carreiras.
A dupla Elgort Engerton sao dois dos melhores valores do cinema atual, sendo que neste filme o segundo tem um papel mais vistoso e por isso mais funcional do que o primeiro. Contudo como todos os filmes em que entra tudo funciona melhor com Spacek ao leme, independentemente da sua vida pessoa, existe poucos actores como ele.

O melhor - A premissa.

O pior - Rapidamente se perceber que o filme nao funciona de uma forma geral

Avaliação - C-

No comments: