Saturday, August 18, 2018

Upgrade

A produtora Bloomhouse tem nos ultimos anos ganho um protagonismo ascendente no cinema principalmente em filmes mais escuros, que teve a sua coroaçao em Get Out. Este ano sem grandes figuras mas com uma estreia razoavel surgiu este Upgrade, impulsionado por criticas primordialmente positivas o filme acabou por ter bons resultados comerciais principalmente tendo em conta a falta de elementos comercialmente apeteciveis.
Upgrade e uma mistura de Sci Fi com um filme de artes marciais e vingança simples, o problema e que quer o argumento simplista mas ao mesmo tempo interessante na abordagem da inteligencia artificial mas acima de tudo a realizaçao das sequencias de combate dao ao filme uma roupagem propria que o conduz para patamares elevados de qualidade sendo sem duvida ate ao momento uma das surpresas do ano.
Pode-se dizer que a formula e usada, e todos temos de concordar que estes filmes de vingança, ou o estilo John Wick ja se torna repetitivo ano apos ano, mas neste momento temos o lado futorista e principalmente a conjugaçao de todos elementos num filme que mais que tudo quer ser entertenimento puro e consegue-o como poucos o fizeram este ano.
Assim facilmente recomendo este Upgrade como uma das agradaveis surpresas do ano, um filme que acho que funciona bem dentro dos amantes do cinema pipoca, mas tambem naqueles que pedem um pouco mais aos seus filmes, não sendo uma historia totalmente inovadora uma forma diferente de abordar os combates deu ao filme o seu cunho pessoal.
A historia fala de um jovem que apos ver a sua mulher morta e ficar tetrapelegico é lhe oferecida a capacidade de lhe ser implementando uma inteligencia artificial e assim recuperar a sua vitalidade.
Em termos de argumento a tipica historia da vingança e dos super poderes ja foi muitas vezes utilizada e o filme aqui nao vai muito mais longe do que outros ja fizeram. No fim arrisca um pouco mais na resoluçao, que funciona, mas nao e no argumento que o filme tem o seu maior destaque.
Acho que é na realizaçao de Whannel que o filme melhor funciona, o ajudante numero 1 de Wan tem aqui o seu filme mais de autor depois de ter assumido o cargo no terceiro capitulo de Conjuring e os truques de camara nao so funcionam no filme como me parece uma assinatura interessante, que temos de perceber a evoluçao nos filmes seguintes.
Sem figuras de primeira linha todos os gastos do filme acabam por ser entregues a Logan Marshall- Green, o jovem actor de uma segunda linha de hollywood oferece-nos o seu melhor papel numa interpretaçao interessante com presença, e que funciona bem naquilo que o filme quer. Perde por ser demasiado parecido com Tom hardy

O melhor - A realizaçao

O pior - A historia ser um bocado serie B

Avaliação - B+

No comments: