Monday, August 06, 2018

On Chesil Beach

Saorise Ronan tem sido nos ultimos tempos um dos talentos mais valorizados do cinema ingles, conjugando um conjunto de interpretaçoes muito seguras para uma actriz da sua idade. Os seus projetos nao tem sido apenas filmes de produçao elevada ou ambiciosos em termos de premios mais filmes mais pequenos como esta historia de amor que pese embora as boas criticas ficou longe dos seus maiores sucessos, sendo que comercialmente ao ser um pequeno filme de produçao inglesa acabou por ficar longe de grandes resultados.
Sobre o filme podemos dizer que e uma tradicional historia de amor sobre pessoas diferentes em estados diferentes. se inicialmente me parece que o filme é algo difuso na forma como vai passando do momento atual de uma lua de mel para a sintese da relação até então, podemos dizer que o filme ai vai tendo alguma dificuldade no genero que quer adotar, entre a comedia simples e um filme mais profundo sobre contingencias familiares.
E no epicentro central temporal que o filme se torna diferente para melhor, principalmente na forma como se concluiu, aqui o lado emotivo que o filme consegue dar, é surpreendente porque pareceu até então um filme ligeiro, sendo a ultima impressao muito melhor a primeira e acaba por no final nos permitir ficar agradado por um filme interessante sobre uma relaçao pecular e a forma como esta foi ocorrendo.
Um filme pequeno que tem o espaço para ser emotivo em diversos planos, sendo que funciona bem mais na perda do que na caracterizaçao do romantismo entre as personagens, fica a ideia que com uma primeira fase mais trabalhada ou uma quimica inicial maior entre as personagens poderiamos estar perante uma interessante historia de amor, ainda que nao totalmente original.
A historia fala de duas pessoas em contextos sociais e familiares diferentes que depois de se encontrarem inicial uma relaçao de namoro, que conduz a um casamento sendo que somos situados na lua de mel onde acontece uma retrospetiva da relação.
O argumento ano tendo uma base ou um desenvolvimento original, e potenciado na linhagem temporal de uma forma que favorece aquilo que o filme quer ser. E uma historia que vai ganhando impacto com as suas opçoes e isso favorece o resultado final do filme.
Cooke e um desconhecido que decidiu levar ao ecra uma historia e um argumento de ian Mckewan um dos autores ingleses mais conhecidos. A realizaçao pese embora siga algum tradicionalismo britanico funciona na maneira como as personagens vao sendo filmadas e da forma que isso cria impacto no lado emocional no filme.
No cast penso que Ronan tem um papel algo parecido com aquilo que ja tinha feito, principalmente em Brooklyn, sabemos que e eficaz mas necessita de variar este tipo de papeis. Ao seu lado um quase desconhecido Billy Howle que acaba por ser a surpresa do filme, com alguns tiques de Redmayne, o actor e o barometro do filme ja que o filme tem dificuldade nos seus piores momentos, e explode quando a interpretaçao tambem o pede

O melhor - O final

O pior - Deveria ter sido potenciado mais quimica na fase inicial

Avaliação - B-

No comments: