Friday, July 13, 2018

Truth or Dare

O terror juvenil nos ultimos tempos tornou-se cada vez menos comum, sendo apenas residual no mapa de estreias de cada ano. Em 2018 até ao presente momento este filme foi aquele que mais encaixa no genero. os resultados comerciais do filme até foram interessantes, contudo em termos critocos não alterou o panoramo comum do genero com avaliações essencialmente negativas.
Sobre o filme, o segredo para fazer um filme deste genero funcionar, é juntar comportamentos tipicos dos adolescentes com o terror e o panico da inivitabilidade. E nada melhor do que os jogos tipicos da adolescencia para fazer isto funcionar. Contudo pese a ideia seja na minha optica interessante tendo em conta o publico alvo do filme a sua execução já sofre de diversas dificuldades, uma delas um autentico disparate amador, concretamente a alteração da face dos personagens durante o jogo. Aqui não só me parece não ter qualquer sentido, como é uma tentativa totalmente frustrada de tentar fazer terror gráfico e acaba por ser um ridiculo com dimensões gigantescas.
Para além deste grande problema o filme em termos narrativos e mais do mesmo, funcionando com o destino impossivel de ultrapassar, a tipica explicação relacionada com espiritos do alem, num filme que e quase sempre mais juvenil do que propriamente terror, mais proximo do que era o cinema de terror dos finais dos anos 90 do que propriamente o cinema de torror mais gráfico atual.
Ou seja um filme fraco, que surge para preencher os dialogos de adolescentes em fase de afirmaçao, tocando-lhe nos seus comportamentos mais tipicos. O filme nunca tem a capacidade de assustar, sendo que por vezes algumas dessas tentativas acabam mesmo por funcionar em termos comicos devido ao ridiculo da situação.
A historia fala de um conjunto de amigos que numa viagem ao Mexico, acabam por ser ver inseridos num jogo de verdade e consequencia com efeitos trágicos nos mesmos, e que coloca em causa não so a uniao dos mesmos, mas acima de tudo a sobrevivencia destes.
Em termos de argumento o filme e basico e proximo daquilo que usualmente o cinema fatalista de adolescentes acaba por ter. Neste aspeto temos o comum quer em termos de personagens quer em termos de desenvolvimento narrativo. O filme acaba por ter o melhor momento na forma como o mesmo acaba por ultrapassar o seu emaranhado final.
Na realização jeff Wadlow surge agora no cinema de terror depois de ter destroido por completo o franchising de Kick Ass, com um pessimo segundo filme. Aqui muito pouco a registar, tirando o ridiculo da opção de alterar as faces dos personagens nos momentos dos jogos, algo que é historicamente absurdo.
No cast um conjunto de atores juvenis pouco conhecidos, ou relacionados com a televisao, com papeis faceis e onde nenhum consegue chamar a sim a atenção do filme. Usualmente estes projetos servem para dar mediatismo a actores menos conhecidos como inicio de carreiras embora aqui pouco me pareça que vá acontecer.

O melhor - O final

O pior - As alterações faciais, totalmente absurdas

Avaliação - D+

No comments: