Friday, July 20, 2018

Overboard

Mais de trinta anos depois de uma comedia de grande sucesso que junto na vida real Kurt Russel e Goldie Hawn eis que surge o seu remake, num lado mais mexicano, aproveitando o bom momento em comedias emotivas de uma das maiores figuras do cinema mexicano da atualidade. O resultado do filme esteve longe de ser brilhante em termos criticos com avaliações essencialmente negativas, sendo que comercialmente mesmo estando longe dos melhores resultados de Deberez os mesmos acabaram por ser consistentes sendo um remake de uma comedia familiar.
O sucesso de Debrez esta num estilo de cinema do mais simplista e familiar que há, com uma vertente de proximidade com as pessoas e de mudança muito forte e que funciona principalmente em estratos sociais mais desfavorecidos. No genero temos mais do mesmo, um estilo de humor simples, um filme de procedimentos simples e totalmente previsivel, mas muito proximo do espetador medio, embora me pareça que pelo facto de ser um remake este filme esta bem longe dos anteriores neste particular.
Este filme tem um problema pois se associarmos o facto de termos um genero de si super previsivel ao termos um remake basicamente o filme limita-se a replicar comportamentos com um ou outro ponto e isto chama-se um cinema facil de ideias curtas, e nem o jeito de Deberez como comediante familiar e nem o lado mais carinhoso do filme consegue contrariar um cinema fácil e mesmo pouco interessante que o filme acaba por nos dar.
Provavelmente enquanto funcionar em termos economicos vamos ter diversos titulos americanos e mexicanos com Deberez neste tipo de personagem, filmes simples de domingo a tarde, com muito pouco de inovação ou de originalidade com o unico objetivo de amealhar dolares.
A historia fala de uma mae solteira com dificuldades financeiras que depois de ser mal tratada por um magnata, acaba por ter conhecimento que o mesmo tem amnesia utiliza-o como pai dos seus filhos e como uma ajuda em sua casa como forma de se vingar.
A historia original é um marco no cinema romantico simples de diferença entre classes e um humor dos anos 80. Aqui temos isso, mesmo ganhando mais protagonismo nos ultimos anos parece que este genero esta longe de ser o mais funcionar atualmente, num filme demasiado obvio.
Na realizaçao Rob Greenberg é um realizador pouco conhecido e mediatico nas comedias onde fez carreira, aqui pouco arrojo, demasiada simplicidade como todo o filme, o que nao e propriamente um grande portofolio para nenhum realizador.
No cast Deberez funciona na dictomia sempre marcada nas suas personagens e mais uma vez aqui presente. Faris e uma actriz de comedia com algumas dificuldades e perde o filme para o seu colega de cast, que esta em forma no genero

O melhor - A homensagem a uma comedia mediatica dos anos 80.

O pior - Um cinema nada original ainda por cima em remake

Avaliação - C

No comments: