Thursday, July 12, 2018

Submission

As relações professores alunos sempre alimentaram a imaginação principalmente de algumas obras literárias e por ligação direta de alguns filmes baseados nesses livros. Este filme é um misto de ambas as partes já que aborda esse mesmo ponto, numa dinâmica de literatura, concretamente num curso de escrita. Este filme que foi produzido em 2017 mas apenas foi lançado nos EUA em 2018 não foi propriamente um sucesso critico com avaliações essencialmente medianas. Comercialmente a falta de uma figura de primeira linha acabou por conduzir o filme a uma total irrelevância comercial.
Sobre o filme, podemos dividir o mesmo em dois momentos, uma primeira fase onde é trabalhado o escalar da proximidade relacional entre os protagonistas, onde o filme é eficaz, principalmente na forma como filma as personagens quer juntas quer na relação literaria que vão estabelecendo parece que o filme consegue sem ser muito estetico dar a intensidade necessária. O problema acaba por ser quando a relação se rompe e surge a obvia consequencia, aqui com excepção final do discurso do protagonista tudo é demasiado repetitivo e previsivel e tira alguma força a um filme que inicia bem.
O proibido das relações é por vezes utilizado nestes filmes para lhes dar alguma sensualidade propria, o que neste filme acaba por não ser muito potenciado, mesmo me parecendo que a subtileza com que a tensão sexual entre os personagens vai escalando acaba por funcionar. Parece-me contudo que é um filme que deveria ir mais longe no conflito interno da personagem central, já que este parece na sua essencia viver as coisas de uma forma natural quando está em causa a sua vida como ele a conhece.
Um thriller com aspetos positivos, que pese embora na sua essencia seja mais do mesmo relativo a outros filmes de relações proibidas, acaba por principalmente numa primeira fase potenciar um lado subtil que funciona principalmente pelo crescendo manipulativo da personagem de Timlin. Não sendo nunca um grande filme acaba por ser um filme de facil visualização.
A historia fala de um conceituado professor que acaba por iniciar uma relação de tutoria relativamente a uma aluna com ambição de se tornar escritora, que vai conduzir a que a relação acabe por ultrapassar os limites o que vai colocar em causa a posição do mesmo na escola.
Em termos de argumento temos uma base muito parecida com outros filmes que tratam relações amorosas entre alunos e professores. mesmo nas escolhas e alterações de dinamicas principalmente na segunda fase o filme é algo previsivel frustrando a subtileza que funciona na primeira fase.
levine é um realizador de televisão com algum sucesso e de filmes com menos. Aqui tem um trabalho simples, que poderia ser mais gráfico para dar mais intensidade ao filme. A sensualidade consegue estar la principalmente na primeira fase, e o filme depende muito disso. Não e um filme que sirva de grande montra para o futuro.
O melhor do filme acaba por estar no cast, Tucci parece-me um actor em boa forma pese embora por vezes seja a sua personagem demasiado descontraida para as vivencias que o filme lhe da. Mas a surpresa vai para a excelente construção da jovem Addison Timlin que consegue precorrer com bastante qualidade os diferentes momentos de uma persongem dificil e bastante singular. A estar atento ao seu desenvolvimento como atriz.

O melhor - Addison Timlin.

O pior - Na segunda fase o filme perder alguma subtileza

Avaliação - C+

No comments: