Monday, July 23, 2018

Traffik

Os filmes dentro da comunidade afro americana nos ultimos anos tem precorrido os diversos generos, com actores que exclusivamente se dedicam ao genero como por exemplo Mike Epps. Este filme traz-nos talvez o genero que pior tem funcionado, ou seja, o Thriller. O resultado deste filme não foi muito diferente da maioria do mesmo genero, falhando na critica com avaliações essencialmente negativas, mas também, em termos comerciais onde não chegou aos 10 milhoes de lucro efetivo.
Este e um pequeno filme de processos rapidos, com vista a uma rentabilidade imediata, joga bastante com o contexto social onde se encontra inserido e pouco mais. No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo não é mais do que um conjunto de cliches iguais a tantos outros, num misto de previsibilidade total do primeiro ao ultimo minuto, num cinema que nunca consegue ter qualidade.
Mesmo no que diz respeito ao impacto emotivo do filme, sendo um filme de tensão permanente o ritmo parece quase sempre algo pausado e as ligações das personagens um pouco difusa, sendo uma montanha russa de aproximações e afastamento. Na parte final quando o filme tenta potenciar ao maximo um cliche de um filme de ação o filme acaba por já não ter a força que lhe permita esse impacto.
Assim, parece-nos que temos aqui um filme simples, repetitivo, com muitos poucos ingredientes que o diferenciem em algum momento de qualquer tipo de outro Thriller de impacto. Na fase inicial parece que o filme é demasiado novelesmo e na fase final o impacto parece nunca causar o efeito que o filme quer
A historia fala de um casal que acabam por ir passar um fim de semana juntos no meio das montanhas até que acabam por tropeçar num gang motard que vai colocar em causa a sobrevivencia de todos.
Em termos de argumento o filme é demasiado simplista nas bases, quer nas personagens pouco trabalhadas mas também no que diz respeito à relação entre as mesmas. No desenvolvimento narrativo o filme tenta potenciar um final surpreendente mas que acaba por passar na cabeça de todos.
 Na realização Deon Taylor e um habitue neste tipo de registo de filmes, aqui pouca novidade de um tarefeiro serie B que não consegue ir mais longe do que estilo de telenovela que normalmente e usado para este tipo de obra.
No cast Patton é uma actriz que me parece com mais valor do que entrar neste tipo de filme, embora neste filme nunca tenha conseguido ir alem do que o filme pede. No resto o filme é completamente simples e não exige nada de qualquer um dos seus interpretes.

O melhor - Na fase inicial não complica e algumas paisagens que o filme consegue ter.

O pior - A forma como este genero não consegue dar novidade nenhuma.

Avaliação - D+

No comments: