Sunday, July 29, 2018

Shock and Awe

Normalmente é necessário muitos anos para que se consiga determinar o lugar na historia de determinados acontecimentos. Numa altura em que os proprios americanos começam a perceber o desajuste da intrevençao no Iraque começam a surgir os primeiros filmes sobre essa tematica. Um desses filmes a cargo de um realizador experiente como Rob Reiner mas longe de ser um artista foi este filme, que estreou quase de forma anonima pese embora a riqueza do cast, muito por culpa de uma recepção critica muito mediana e uma inexistencia comercial quase inexplicavel tendo em conta o cast aqui reunido.
Sobre o filme o tema e o debate é uma das grandes questões dos EUA e vamos pensar que no proximo Backbeat ainda este ano possamos ter uma obra artistica direta sobre aquilo que aconteceu com alguma ironia. Aqui temos o filme simples do relato ficional de personagens pouco detalhado pouco critico, pese embora assuma uma posiçao clara, e tenta entrar ao de leve no mundo do jornalismo de investigaçao e as suas fontes. O problema e que um filme deste genero tem de ser competente e maduro a todos os timings e este acaba por nunca o ser dando parte dos novente minutos a conversas familiares totalmente indiferentes para um tema que tinha de ser muito mais aprofundado.
E nestes defeitos que se diferencia um filme basico sobre um tema muito forte e o contrário, aqui pese embora o tema e o acontecimento mereça toda a atenção, o filme so consegue lhe dar o destaque no cast reunido ja que em termos de exceução parece ou optar pela rama, ou por um lado ainda pior acaba sempre por ser demasiado simplista e de procedimentos quase novelescos.
Num tema que so agora começa a ser realmente alvo dos filmes de hollywood vamos esperar uma obra mais madura, mais artistica que coloque esta fase da politica americana retratada no cinema e na sua historia. Aqui temos quase um telefilmes de nivel baixo sobre isso e nada mais.
A historia fala de um grupo de jornalistas os unicos americanos que ousaram desconfiar sobre a realidade das informações prestadas pelo governo americano na questão da presença de armas de destruioção massiva no Iraque e que justificou a invasao aquele pais.
EM termos de argumento toda a pertinencia do tema exigia um argumento maduro, de personagens mas acima de tudo de factos ou de pensamente critico sobre o que aconteceu. O filme cai no facil de contar uma historia basica de uma forma basica com personagens quase de telenovela.
Reiner e um realizador experiente, que ja teve filmes de primeira linha mas esta ha muitos anos afatados do cinema ao mais alto nivel. Aqui denota-se mais a veterania do que o autor com falta de risco, com uma realizaçao tipica de telenovela que acaba por nao dar força ao filme.
No cast temos um excelente leque de actores que nao tem personagens a sua altura, Woody com uma personagem comum, bem como Mardsen, acabam por entrar num piloto automatico maaliação - is potenciado pelo filme em si do que propriamente pela qualidade dos interpretes.

O melhor - Um tema que me parece que vai começar a estar na moda em hollywood

O pior - Ser obviamente um filme serie B

Avaliação - C

No comments: