Friday, May 18, 2018

Nostalgia

Existem pequenos filmes sobre historias paralelas que são lançados de uma forma silenciosa com a tentativa de chamar atenção da critica. Este pequeno filme teve o problema de ser submetido a uma indiferença avaliativa que nao lhe permitiu altos voos, acabando por estrear de uma forma quase incognita nos cinemas com resultados completamente residuais sendo que apenas os mais atentos tiveram conhecimento do seu lançamento.
SObre o filme ate posso admitir que tem um ponto de partida nao so interessante como forte em termos de potencial emotivo, um filme sobre objetos que marcam vidas e o seu valor patrimonial num filme que funciona em cadeia de personagens com estilos e acima de tudo com segmentos diferentes. Mas estes filmes dependem em muito da força de cada historia mas mais que isso da força da ligaçao e o filme nunca consegue tem impacto em nenhum destes pontos.
E o grande problema acaba por ser o seu ritmo pausado na forma como este nunca consegue criar impacto em nenhum dos seus personagens ou historias, passa por uns momentos melhor que outros mas parece adormecer de uma forma continua tornando-se mesmo algo chato ao longo da sua duraçao, para um filme que queria pelo menos ter um valor simbolico em termos emocionais.
Isto acontece muitas vezes em hollywood a capacidade de difrenciar um filme de primeira linha dos outros e a capacidade de em filmes mais exigentes funcionarem na plenitude, algo que este nunca consegue. Fica sempre a sensaçao que o filme precisava de mais nervo e coraçao para ter o impacto desejado.
O filme fala de diversas pessoas que se vao ligando pelas memorias de familiares passados em diferentes momentos do luto ou das vivencias, com profissoes onde esse recordar acaba por ser constante.
Em termos de argumento penso que a ideia de base, ou a base moral do filme e bem melhor do que a sua execuçao, ja que o filme nunca consegue fazer sublinhar os seus dialogos os seus personagens e os seus acontecimentos.
Mark Pellington e o realizador deste filme, alguem experiente atras da camaras mas a muito tempo fora do seu melhor nivel que tem um trabalho simplista, de personagens num clima intimo que nao servira de muito do explorar da sua carreira atual.
No cast o filme tem boas interpretaçoes em segmentos pequenos, quer Busrtyn quer Keener tem impacto emocional, e demonstram as boas atrizes que sao, no melhor segmento do filme que poderia ser mais potenciado com mais força do argumento.

O melhor - ALguns elementos do cast.

O pior - O filme adormecer-se a si proprio

Avaliação - C-

No comments: