Friday, May 25, 2018

A Quiet Place

No ultimo par de anos, através de realizadores de uma nova vaga o cinema de terror tem encontrado titulos carismaticos que ao mesmo tempo tem conquistado não so o grande publico como também a critica. Depois de o ano passado Get Out ser uma das revelações do ano, este A Quiet Place tem sido um  dos filmes melhores avaliados por todos os especialistas e talvez por isso também comercialmente se tornou num dos fenomenos comerciais ate ao momento.
Sobre o filme é obvio que a ideia central do filme é completamente original e funciona muito bem no filme em termos de terror, o terror emocional de todas as persoangens em não ter qualquer tipo de ruido ja que tal podera causar a sua morte, é muito bem potenciado não so nas sequencias escolhidas pelo filme, mas acima de tudo pela densidade psicologica que oferece a cada momento do filme.
PEse embora este facto tal unanimidade e excitaçao do filme parece-me algo exagerada, principalmente porque em termos narrativos é um filme completamente simplista, onde temos uns animais a matar que faz barulho, e uma luta de principio a fim pela sobrevivencia de uma familia. Aqui apenas o remorso por uma morte passada acaba por dar algum elemento diferenciado ao filme, já que no resto temos um argumento totalmente simplista e com um final demasiado aberto.
Mesmo assim é obviamente um filme diferente, que principalmente em termos de terror funciona em pleno, uma ideia original e mais que isso a sua capacidade do filme conseguir ter um impacto claro no espetador, onde tambem a criaçao de um monstro particular ajuda o filme a criar esse impacto em toda a linha.
A historia fala de um familia que tenta sobreviver num mundo apocalitico, onde quem fizer ruido acaba por ser totalmente desfeito por umas criaturas. Sendo o filme uma luta continua pela vida.
Em termos de argumento o filme tem muito pouco para alem da ideia de base, original e funcional. nao tem na sua essencia quer personagens quer dialogos, sendo objetivo neste ponto, num filme que funciona particularmente pela sua ideia central.
Krasinski é conhecido como actor de comedias, mas tem aqui um trabalho interessante, principalmente na forma como consegue fazer escalar a intensidade psicologica do filme. Num realizador que ate ao momento na realização era um desconhecido, um trabalho que o colocara na primira linha de hollywood.
No cast como a maior parte dos filmes de terror temos um filme exigente fisicamente. Blunt tem um papel de primeira linha, um dos melhores do ano ate ao momento, principalmente na entrega fisica e caracteristicas dramaticas. Krasinski como ator nao me convence tanto pese embora seja dos seus melhores papeis.

O melhor - A densidade psicologica e o terror que o filme consegue ter.

O pior - Argumento basico

Avaliação - B-

No comments: