Monday, May 28, 2018

Death Wish

Eli Roth há diversos anos que é mancionado como o discipulo mais fiel de Tarantino, pese embora até ao momento nunca tenha conseguido na sua obra nos dar um filme que marque essa sucessão, colecionando filmes medianamente aceites com autenticos desastres a todos os niveis. Este ano surgiu a sua nova obra, um filme de ação tradicional de vingança com Bruce Willis. Novamente em termos criticos Roth foi um desastre com avaliações essencialmente negativas. Comercialmente ao contrario da maioria dos seus filmes conseguiu alguma distribuição e conseguiu resultados de bilheteira mais visiveis ainda assim muito longe de ser uma sucesso.
Sobre o filme, durante os anos 80 e recentemente com Liam Neeson, foi muito comum filmes de ação simplistas de vingança pela morte de alguem, pois bem este filme encaixa perfeitamente neste genero, sem nem mais nem menos a colocar. Pelo lado positivo temos essa homenagem tradicionalista a um cinema que atualmente não é muito utilizado, mas pelo lado negativo temos a forma cinzenta como tudo é feito, nunca tendo excentricidade na abordagem, sequencias de ação de primeira linha, tornando-se num filme de ação sem sabor, e mais que isso sem força para se fazer vincar em qualquer sentido.
Alias a historia é do mais repetido que me recordo, parece sempre que o filme quer revolcionar a sua historia com alguns suspense ou intrigas paralelas, algo que acaba por nunca acontecer, sendo tudo linear, e onde apenas do final alguma violencia grafica acaba por dar alguns elementos diferenciadores a obra de Roth, que é quase sempre demasiado vulgar para ser aperciada.
Ou seja este era um filme que não tem os erros de abordagem que normalmente filmes como este tem, e que por isso vao diretamente para serie B, mas por outro lado nem em termos de intriga e muito menos em termos esteticos consegue dar a si algum sublinhado em particular, sendo um cinzento filme de açao que nos esquecemos uma semana depois de o vermos.
A historia fala de um medico, que ganha a vida a salvar vidas, que contudo apos a morte da sua esposa vai tentar fazer justiça numa cidade cada vez mais violenta.
Em termos de argumento muito pouco, uma intriga objetiva mas simplista ao maximo, pouco de personagens, pouco de dialogos, e mesmo algum humor que um filme mais negro poderia ter, o filme nunca o utiliza. Tudo demasiado previsivel nao aproveitando espaço para twists que poderia dar mais impacto ao filme.
Roth continua sem convencer como realizador, apos passar por diversos generos mais noir, tem aqui um filme mais generalista a quem nao consegue dar qualquer tipo de assinatura, o que para alguem que relacionaram com Tarantino e muito mas mesmo muito pouco.
No cast Willis tenta recuperar o carisma de outros tempos, sem a chama e o carisma que ja teve. A personagem e demasiado apagada para funcionar, mas ele nao consegue ser uma mais valia a um filme, que apenas parece ganhar alguma cor com a presença de um Onofrio em piloto automatico descontraido.

O melhor - Alguma presença da açao dos anos 80

O pior - O filme ter espaço para mais em termos de argumento e seguir sempre pelo caminho facil

Avaliação - C-

No comments: