Friday, May 04, 2018

Black Panther

A Marvel nos ultimos anos em cojugação com a Disney tornou-se numa maquina de fazer dinheiro, ultrapassando filme apos filmes os valores dos seus antecessores. Poucos esperariam contudo que o filme isolado de um dos seus herois menores como Black Panther se tornasse no seu maior exito de bilheteira, numa conjugação de filme de herois e o poder afro americano que acabou por ser impulsionado por uma valorizaçao critica significativa.
Mas é assim Black Panther um fora de serie, a resposta é obviamente não. É um filme com um significado muito especial, pela forma como temos um super heroi de um continente como o africano, temos um elenco e uma produçao quase so afro americana, mas na essencia fora estes pontos temos a eficacia Disney Marvel na forma de fazer entetenimento mas pouco mais, ou seja, o filme nao consegue ter o impacto narrativo que por exemplo Civil War conseguiu ter, e mais que isso em termos tecnicos e mais do mesmo.
E obvio que por outro lado temos novos elementos que fazem do filme iconico, como as tradiçoes culturais afrianas, algum humor que acaba por desaparecer ao longo do filme, uma historia em que os bons e maus se tocam e são explicados, num filme longo como todos tem sido da Marvel, que da algum carisma a personagem mas incapazes de justificar a histeria criada em torno deste filme.
A marvel sabe fazer funcionar numa estrategia completa que vai desde a musica até aos fatos, na forma como os diferentes personagens secundarios tem os objetivos bem definidos na estrategia do filme, dai a levar o filme para outras dimensoes ja me parece exagerado. Nao e dos melhores filmes de super herois, e muitos menos dos melhores filmes dos ultimos tempos.
O filme segue o Pantera Negra no regresso a sua casa, mais concretamente ao pais disfarçado Wakanda, contudo ai vai perceber que a origem do seu trono pode não ser a mais clara quando tera alguem como forte opositor.
Em termos de argumento temos muito pouco de novidade no epicentro da narrativa, ou seja algum vetor politico nem sempre presente mas os contornos normais de uma historia de super herois. Em termos humoristicos os personagens com este papel funciona bem, o restante é feito pelo livro.
Surpreendeu muita gente que Coogler aceita-se este filme depois do sucesso de Creed. O resultado e interessante principalmente na forma como consegue recriar a cultura afro americana quer tradicional quer nos dias de hoje. Nao e propriamente um filme de autor, mas isso nenhum da Disney alguma vez o podera ser.
No cast, penso que Boseman tem tudo para o papel de Black Panther, tem carisma tem o lado cool que o personagem necessite, pese embora seja num papel facil, Em termos de viloes, penso que o filme coloca demasiado cedo de parte Serkis, ele que segurava o lado humoristico e diferenciado do filme ate entao. Jordan esteve longe de me convencer no seu lado negro.

O melhor - A forma como consegue ir buscar muitas coisas culturais num filme de super herois

O pior - Depois da loucura mediatica todos pensavamos que seria algo de excepcional, o que não é

Avaliação - C+

No comments: