As comedias de estudio são dos objetos mais arriscados que existem em Hollywood, principalmente porque a expetativa e exigencia sao altas dai que muitas vezes os filmes acabem por se tornar em floops a todos os niveis. Estreada no inicio do ano este Game Night surpreendeu por ter conseguido convencer a maioria dos criticos ainda que moderadamente e isso acabou por levar a que o filme tivesse resultados normativos de bilheteira, mesmo assim longo daquilo que as comedias de verao conseguem fazer.
Sobe o filme eu confesso que usualmente este tipo de comedia caem facilmente no mesmo estilo de humor e cliche da sexualizaçao abusiva ou de um humor acima de tudo fisico. Pois bem a surpresa deste filme e que o humor utilizado e distinto, tem um estilo absurdo proprio e resulta, e numa comedia tudo começa bem quando o humor funciona e o filme acaba por ter sequencias engraçadas num humor tipico.
Outro dos pontos que pelo menos a nivel de entertenimento funciona e o misterio, ainda que moderado e de uma forma menos eficaz que o humor, os twist e contra twist sem sempre sao logicos mas faz-nos questionar aquilo que vai acontecer de seguida e a indefinição e um ingrediente interessante num filme de entertenimento simples, que nao tenta em momento algum ser mais que isso, ou seja noventa minutos de cinema rapido para a gargalhada simples.
Por tudo isto e nao sendo nunca uma comedia de autor, ou mesmo um filme absolutamente diferenciado, e uma comedia engraçada, com bons momentos de humor, que funciona com interpretaçoes secundarias fortes, mas que obviamente nao significa mais que uma tentativa de rentabilizar o humor.
A historia fala de um casal doido por jogos que se reune com amigos para ter numa noite de jogo, que contudo se vai tornar num policial que coloca em causa a sobrevivencia de todos os envolvidos.
Em termos de argumento podemos dizer facilmente que a ideia de base e algo absurda, o desenvolvimento narrativo simples, mas o filme funciona no estilo de humor, muito expressado verbalmente e que funciona sem grandes malabarismos, e quando isso acontece numa comedia e o primeiro passo para o sucesso.
A dupla de realizadores deste filme relacionada com a comedia de estudio tem uma realização familiar simples, sem grandes truques dando primazia as interpretaçoes. Nao e com este filme que se faz carreiras alimenta-se apenas.
No cast Bateman e McAdams nos registos comuns, principalmente no primeiro, deixam o brilho para os secundarios. Desde logo Plemons absolutamente brilhante, sinistro, que demonstra bem a versatilidade do ator, e um Magnunssen que beneficia de uma personagem extremamente bem escrita
O melhor - A personagem Ryan
O pior - A ideia de base do filme e demasiado absurda
Avaliação - B-
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