Wednesday, May 02, 2018

15:17 to Paris

Clint Eastwood e um dos realizadores mais veteranos e mais galardoados que existe no cinema. Nestes ultimos momentos tem dedicado a sua carreira em homenagens de guerra muito relacionado com as suas convicções patrioticas. Este filme tem a curiosidade do filme ser interpretado pelas proprias personagens e a sua forma de contar a historia. Ao contrário da maioria dos filmes de Eastwood este teve longe de convencer a critica com avaliações essencialmente negativas. Em termos de bilheteira para um filme sem figuras conhecidas o resultado ate foi consistente sendo um filme sem grandes objetivos nesta materia.
Sobre o filme eu confesso que de Eastwood espera-se sempre alguma eficacia na sua forma de nos dar uma historia, pois bem neste caso isso não acontece, um filme curto, com demasiados atalhos, onde rapidamente abandona o passado sem o explicar por completo, para se dedicar ao que realmente nos trouxe ao filme, ou seja o ato de heroismo dos tres amigos, mas aqui o filme torna-se confuso, ora optava por uma descriçao da cena, ora tentava fazer um filme de personagens assim deu-nos apenas uma valente confusao.
Alias no proprio filme percebemos que nao existia um plano central, ora estamos a falar nas conquistas dos personagens ao longo do tempo, ora estamos numa viagem de amigos que mais parece um postal turistico da europa. Ou seja muito confuso e que so consegue perceber esta forma devido a elevada idade de Eastwood e a vontade de filmar em diversos locais.
CLaro que em termos emocionais o facto de serem os proprios herois a interpretarem eles proprios da ao filme um toque de singularidade que merecia quem sabe um filme melhor feito. O filme nao e exigente com os seus interpretes ja que eles fazem de eles proprios, pena e que a historia que deveria ser mais explorada acabe numa confusao de ideias.
A historia fala de tres amigos americanos que numa viagem pela europa impedem um terrorista de completar um ataque em pleno andamento de um comboio.
Em termos de argumento e para alem de toda a base que deve ter sido escrita ou contada pelos protagonistas, temos um filme que nao quer apenas a situação mas também os personagens e aqui surge a confusao total do filme em termos de narrativa.
Eastwood e um realizador eficaz que aqui parece ter entrado em contradição no estilo do filme, mas também na sua forma. E claramente um dos filmes inferiores do realizador que lhe quis dar o caracter documental e depois perdeu-se em Flashbacks.
No cast e pouco possivel analisar o que o filme representa. Os tres principais interpretes sao eles proprios e isso deve ser no minimo mais facil do que qualquer outro papel. O filme nao da espaço para secundarios.

O melhor - O lado emocional dos herois serem os pratonistas da sua historia

O pior - O filme não encontrar aquilo que deveria ser.

Avaliação - C-

No comments: