Wednesday, May 02, 2018

Early Man

Nick Park e sem duvida o mais conceituado criador de animação britanico e dos poucos que com um estilo muito proprio consegue fazer cinema de animaçao com assinatura de autor. Este ano surgiu o seu novo filme, com o mesmo estilo, ou seja, bonecos de plasticina. Os resultados criticos do filme voltaram a ser positivos como a maior parte dos filmes do autor, em termos comerciais, principalmente nos EUA e sendo um filme sobre "soccer" obvio que o filme sentiu muitas dificuldades.
Eu confesso que pese embora tecnicamente nao exista nada a apontar a Park nao sou um fa do seu estilo de filme, com um humor demasiado britanico e nem sempre com a capacidade de preencher os espaços no seu publico alvo, ora sendo demasiado infantil ora demasiado adulto. Aqui temos em termos narrativos um mistura que sinceramente não me encheu as medias, estando demasiado preocupado na conjetura futebolista e do jogo em si do que mais qualquer coisa nas personagens e na historia do filme.
ALias penso que na criaçao das personagens e o filme mais limitado do autor, na verdade temos um conjunto de cliches em ambos os lados da barricada sem que em algum momento o espetador nao saiba como tudo vai terminar. Nestes filmes e principalmente vindo de um autor de renome espera-se mais do que o filme obvio com o estilo Nick Park.
Mas o que e certo e que principalmente pelas dinamicas tecnicas o autor continua a convencer a critica, mesmo que os seus filmes sejam historias comuns que com outra roupagem certamente passariam ao lado do grande publico mas que o conceito Nick Park permite que tais sejam avaliadas e amadas por alguns.
A historia fala de um conjunto de homens da pedra que para garantir o seu espaço vao ter de ganhar a um povo dominador ja na era do bronze.
Em termos de argumento para alem de alguns apontamentos de humor britanico que funciona o filme nao e propriamente rico em personagens ou mesmo em dialogos, ficamos com a sensação que muito no filme deveria ser mais trabalhado.
Nick Park e uma assinatura e ele convence com a sua forma propria de dar imagens de plasticina as suas historias, nao me parece que o neste filme tenha o nivel que atingiu noutros registos mas a assinatura esta la.
Para o cast de vozes um conjunto de pessoas conhecidas para personagens demasiado simples nao permite que isso por si so seja uma mais valia.

O melhor - O conceito Nick Park

O pior - Um argumento pobre

Avaliação - C

No comments: