Volvidos dez anos da
maioria dos confrontos no golfo persico começam agora a surgir no
cinema as historias dos herois americanos de guerra, pelo menos os
mais conhecidos, algo que sempre foi um terreno prodigo para alguns
produtores de hollywood. Este filme no femenino e com a influencia
dos cães, acabou por resultar em boas avaliações criticas, e que
depois acabaram por fomentar uma boa distribuição em termos de
cinema que resultou em consistentes resultados comerciais, num filme
de guerra com contornos diferentes quer pelo lado feminino quer por
glorificar outro tipo de herois.
Sobre o filme, existem
dois tipos de filmes que funcionam em termos de filmes de guerra, por
um lado os mais realistas com uma visao mais completa em termos de
conflitos, que normalmente tem ao leme realizadores de primeira
linha. E por outro filmes mais emotivos, de relaçoes que se criam
entre personagens do conflito. Este e o tipico filme que se enquadra
na segunda linha, com uma componente mais emocional do que
documental, e um filme de boas sensações com personagens
essencialmente emocionais mais que racionais.
Isso faz com que o
filme em termos de entertenimento se aproxime do publico com alguma
facilidade, como a maioria dos filmes sobre pessoas e animais o
fazem, mesmo que em termos de espetacularidade de sequencias seja um
filme mais pobre de segunda linha, e isso e notorio na dimensão
estetica que o filme nunca consegue ter.
Mas o filme acaba por
pese embora exagerar naquele sentimento de patriotismo americano, ser
um filme compentente no cumprimento dos seus objetivos, um filme de
segunda linha que presta homenagem a alguem que se diferenciou, e que
mais uma vez demonstra a facilidade como um pais como os EUA consegue
homenagear os seus herois mesmo que tudo seja sempre com uma pitada
de showbizz
A historia fala de uma
soldada americana, que tem como funçao em pleno confito no golfo
persico orientar um cão pisteiro, que acaba por se tornar a sua
relação mais solidade no dia a dia.
O argumento e pensado
em termos de cinema mais do que em termos documentais no relato de
uma historia de vida, e pensado de cima abaixo para potenciar o valor
emocional da relaçao do que propriamente um realismo de situação,
o conflito e colocado apenas como apenso e isso pode tirar alguma
dimensao ao que é contado.
Na realizaçao Gabriela
Cowperhwaite uma total desconhecida deve ser valorizada por arriscar
um filme de guerra, algo que e normalmente uma tematica mais
masculina, num filme mais emocional, nunca parece encontrar o espaço
para alguma dimensao estetica.
No cast não sendo um
filme de interpretaçoes dificeis já que e um filme mais emotivo,
todo o peso da interpretaçao esta em Kate Mara, uma actriz que nos
ultimos tempos tem conseguido alguns dos papeis importantes
principalmente no que diz respeito a uma dimensao de heroina de açao.
Nos secundarios as personagens nunca tem espaço para grande
crescimento.
O melhor – A homenagem a herois improvaveis.
O pior – Alguma falta
de dimensao nas sequencias de acção
Avaliação - C+
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