Saturday, August 26, 2017

Megan Leavey

Volvidos dez anos da maioria dos confrontos no golfo persico começam agora a surgir no cinema as historias dos herois americanos de guerra, pelo menos os mais conhecidos, algo que sempre foi um terreno prodigo para alguns produtores de hollywood. Este filme no femenino e com a influencia dos cães, acabou por resultar em boas avaliações criticas, e que depois acabaram por fomentar uma boa distribuição em termos de cinema que resultou em consistentes resultados comerciais, num filme de guerra com contornos diferentes quer pelo lado feminino quer por glorificar outro tipo de herois.
Sobre o filme, existem dois tipos de filmes que funcionam em termos de filmes de guerra, por um lado os mais realistas com uma visao mais completa em termos de conflitos, que normalmente tem ao leme realizadores de primeira linha. E por outro filmes mais emotivos, de relaçoes que se criam entre personagens do conflito. Este e o tipico filme que se enquadra na segunda linha, com uma componente mais emocional do que documental, e um filme de boas sensações com personagens essencialmente emocionais mais que racionais.
Isso faz com que o filme em termos de entertenimento se aproxime do publico com alguma facilidade, como a maioria dos filmes sobre pessoas e animais o fazem, mesmo que em termos de espetacularidade de sequencias seja um filme mais pobre de segunda linha, e isso e notorio na dimensão estetica que o filme nunca consegue ter.
Mas o filme acaba por pese embora exagerar naquele sentimento de patriotismo americano, ser um filme compentente no cumprimento dos seus objetivos, um filme de segunda linha que presta homenagem a alguem que se diferenciou, e que mais uma vez demonstra a facilidade como um pais como os EUA consegue homenagear os seus herois mesmo que tudo seja sempre com uma pitada de showbizz
A historia fala de uma soldada americana, que tem como funçao em pleno confito no golfo persico orientar um cão pisteiro, que acaba por se tornar a sua relação mais solidade no dia a dia.
O argumento e pensado em termos de cinema mais do que em termos documentais no relato de uma historia de vida, e pensado de cima abaixo para potenciar o valor emocional da relaçao do que propriamente um realismo de situação, o conflito e colocado apenas como apenso e isso pode tirar alguma dimensao ao que é contado.
Na realizaçao Gabriela Cowperhwaite uma total desconhecida deve ser valorizada por arriscar um filme de guerra, algo que e normalmente uma tematica mais masculina, num filme mais emocional, nunca parece encontrar o espaço para alguma dimensao estetica.
No cast não sendo um filme de interpretaçoes dificeis já que e um filme mais emotivo, todo o peso da interpretaçao esta em Kate Mara, uma actriz que nos ultimos tempos tem conseguido alguns dos papeis importantes principalmente no que diz respeito a uma dimensao de heroina de açao. Nos secundarios as personagens nunca tem espaço para grande crescimento.

O melhor – A homenagem a herois improvaveis.

O pior – Alguma falta de dimensao nas sequencias de acção

Avaliação - C+


No comments: