Sunday, August 20, 2017

Baywatch

E comum o verão ser marcado por sequelas, filmes de super herois e reboot de filmes antigos ou series de grande sucesso no passado. Baywatch foi facilmente uma das series mais marcantes do final do ultimo seculo e tem aqui a sua adaptaçao ao cinema com um estilo diferente e com os actores da atualidade, com mais humor e com menos romantismo. Talvez por essa mudança no paradigma o filme nao conseguiu convencer a critica acabando por resultar em avaliaçoes essencialmente negativas. Em termos comerciais existia muita expetativa em torno deste projeto mas os resultados ficaram muito aquem do esperado.
Sobre o filme eu confesso que nunca fui um fa declarado de Mares Vivas embora seja percetivel o sucesso que foi tendo, principalmente pela sua longevidade. Aqui temos um contexto diferente principalmente em termos de genero, temos uma comedia actual, com muitas piadas sexuais o que retira alguma da ideia de Mares Vivas, mais novelesca e mais romantica, com o toque de açao, que aqui pese embora tenha, e totalmente de segundo plano ja que nos parece que o filme se assume em toda a linha como comedia.
Por isso penso que o filme perde por utilizar um label das Mares Vivas e nada ter a ver com o filme, tirando os cameos, ja que tudo o resto mais parece uma comedia tipica dos seus protagonistas que anualmente lançam um filme com aqueles condimentos do que propriamente o reboot da serie. Mesmo em termos de comedia isolada, tem alguns apontamentos que a espaços funciona embora abuse demasiado de um humor fisico que nem sempre e funcional.
Mas o grande problema do filme acaba por ser o vazio da sua intriga policial completamente inexistente e algumas sequencias demasiado digitais e mal trabalhadas, e por esse facto parece uma comedia nem sempre funcional, que passa rapido, com algum humor em curiosidades mas pouco mais para um filme que gostava de iniciar um periodo da serie no cinema o resultado nao me parece ter sido suficiente para marcar esse arranque.
A historia segue um grupo de nadadores salvadores dedicados a arte que tentam desvendar um grupo de traficantes em plena praia que podera por em causa o futuro do espaço onde trabalham, enquanto se vao conhecendo como equipa e pessoalmente.
O argumento parece-me mal formulado para o titulo, ou seja temos algo mais atual que mares vivas numa roupagem que tinha como objetivo chegar a mais publico, mas por outro lado tira a ligaçao a base que podera ter defraudado os adeptos da serie. De resto uma sequencias humoristicas que funcionam, outras nem tanto e acima de tudo uma intriga policial muito pouco trabalhada.
Na realizaçao, para o leme deste projeto ficou um realizador de comedias Seth Gordon que ja teve sucessos e outros filmes menos conseguidos, parece funcionar melhor na comedia fisica do que propriamente na criaçao do contexto baywatch, nao foi um trabalho famoso e muitos olhos estavam a olhar para si.
A escolha do cast nao era obvia, ou colavam-se ao orignal, o que deveria ter sido feito, ou teria de encontrar figuras que dessem uma roupagem propria ao filme, a escolha de actores com muitos papeis semelhantes em outras comedias acaba por nao permitir que o filme ganhe individualidade, principalmente nos papeis de The Rook e Zac Efron. Tambem nao me parece funcionar a vila de serviço e muito menos o palhaço.

O melhor - Algumas sequencias de cameos

O pior - Muito pouco do original

Avaliação - C

No comments: