Sunday, February 12, 2017

Boo! A Madea Halloween

Tyler Perry deve todo o seu sucesso enquanto actor, argumentista e realizador a figura de Madea, o seu lado feminino como idosa, conquistou com as suas convicções o publico afro americano dos Eua e tornou-se numa das personagens mais conceituadas e ao mesmo tempo mais criticadas do cinema. Contudo sempre que tem tempo e principalmente quer ganhar dinheiro Perry regressa a sua personagem com os filmes tematicos. Como os seus antecessores novamente o resultado critico foi um desastre conseguindo diversas nomeaçoes para os miticos Razzies Awards. Comercialmente Perry conseguiu melhor que nunca os seus objetivos que dão este sabor agridoce, mas enche os bolsos do seu criador.
Sobre o filme eu confesso que é demasiado sem sentido e algo irritante as personages de Tyler Perry, ate pode ter algum momento em que o filme funcione em termos de piada, mas na essencia são filmes pouco interessantes, muito na onda das comedias imbecis dos anos 90 e 2000 com o proposito unico de ganhar dinheiro e muitas sem grande cabeça na sua estruta.
E este é o filme que vive da sua personagem e das suas caracteristicas, nisto o filme não tem nada de novo, o lado violento e intransigente de Madea tem como alvo uma sobrinha adolescente e os seus adolescentes com o tipico humor comum de um grupo de idosos irreverentes, com um humor fisico, muito naquilo que Eddie Murphy fazia melhor que ninguem entre os anos 80 e 90, mas sem um terço da graça.
Por tudo isto e dificil perceber o sucesso de Tyler Perry comercialmente com este filme sem sentido, principalmente porque mesmo em humor afro americano actores como Hart consegue fazer muito mais e ter um humor muito mais natural e atual, o que é certo é que com este resultado a Madea ira regressar num contexto qualquer, para mais uma repetiçao dos seus episodios.
A historia fala de Madea e os seus amigos, que são chamados à casa de um irmão para tomar conta da sua sobrinha com os metodos já conhecidos. Tudo fica pior quando a mesma sai de casa para ir para uma festa da universidade de halloween.
Em termos de argumento os filme são na base pouco trabalhados, basicamente o objetivo e fazer render o peixe de um filme pensado para Madea e as suas caracteristicas e para tentar ser engraçado, nem sempre o consegue ser e o filme como é demasiado dependente disso acaba por ser demasiado sem sentido.
Como realizador Tyler Perry e o tipico autor de comedias de domingo a tarde, dando primazia aos interpretes sendo que a sua camuflagem como actor é pouco interessante do ponto de vista produtivo. Contudo penso que funciona melhor em comedia do que na novela que faz quando tenta outros generos.
Como cast um filme vazio dependente da forma como Tyler constroi a sua personagem basilar, eu pessoalmente não sou grande adepto, mas não podemos dizer que não funciona nesse objetivo. No restante Perry e um actor com claras dificuldades que se denota em papeis mais comuns.

O melhor – Apesar de tudo, em alguns momentos a Madea tem mais graça de que tudo o resto que Perry faz.

O pior – A forma como se gasta um conceito até à exaustão sem trazer nada de novo


Avaliação - D+

No comments: