Sunday, February 15, 2015

Wild Card

Statham deve ser o actor de hollywood que mais repete registos na sua filmiografia e a um ritmo completamente inacreditavel. Por ano conseguimos ter pelo menos tres filmes com as mesmas premissas o mesmo estilo e o mesmo resultado. Talvez por isso agora os seus filmes mesmo com um realizador como Simon West estreiem em cinemas apenas selecionados e com resultados criticos e comerciais desastrados, o seu futuro não sera diferente de outros herois como Seagal ou Van Damme que e video clubes.
Wild Card e daqueles filmes que só não e igual a outros filmes de Statham em toda a sua essencia porque nas cenas de luta bebe um bocadinho da loucura do melhor filme do actor, ou seja de Crank, mas neste caso essa opçao fica tao deslocada de um argumento tão sem sentido que nada de benefico acaba por trazer ao filme, já que tudo o resto é tão mar articulado que o resultado e um claro desastre.
Mas o que falha no filme, muita coisa, desde logo um filme de acção deve ser simples, intenso e pelo menos a motivaçao do personagem tem que ser algo forte, aqui nada disso, temos uma mulher que nunca percebemos quem e, uns viloes considerados perigosos mas que o persoangem central despacha em dois minutos, e uma ligaçao com um jovem que nunca percebemos a base. A tudo isto uma personagem tipo juiz e uma graçocene cuja a relação nunca fica explicitada.
Talvez por isto temos um dos filmes de acção com um dos argumentos com mais buracos que há memoria, num resultado final sem o minimo de consistencia interna, a isso a falta de um climax, que apenas e ultrapassada pela curta duração, já que em tudo o resto o filme e um completo desastre.
O filme fala de um segurança em Las Vegas que acaba por ser tambem um viciado no jogo depois de fazer um golpe a um perigoso mafioso tenta ganhar o seu pe de meia e sair da cidade mas o vicio e mais forte do que ele e vai colocar-lhe em perigo.
O argumento e um desastre mesmo com um grau de exigencia nulo o filme consegue falhar nos principios basicos de um filme de acção serie B o que acbaba por ser catastrofico, não tem ligação personagens que entram e saem sem sentido, falta de climax falta de graça quando o tenta ter e pior que isso nunca percebemos metade dos fundamentos centrais do filme.
Simon West já foi um realizador conceituado de cinema principalmente nos seus primeiros filmes, onde Con Air e a Filha do General mostraram empenho e sabedoria na forma como lidar com filmes de acção, contudo nos ultimos anos a sua qualidade foi decaindo entrando quase no registo serie B como Mechanic e principalmente este wild Card, assim como actores de acção tambem os realizadores fazem o percurso completamente descendente, aqui tem alguma irreverencia mas pouco mais.
No cast Statham e o costume, alias todas as suas persoangens se resumem a mesma, ao seu lado so não se compreende como alguem com o talento de Hope Davis aceita ter um papel num filme como este, ainda para mais quando a sua persoangem e quase mero figurante sem qualquer interesse para a historia central

O melhor – Alguma forma como as cenas de luta sao filmadas

O pior – O horrivel argumento


Avaliação - D

No comments: