Monday, February 23, 2015

Paddington

O que pode ser o objetivo de um estudio que conquistou bilioes de dolares com Harry Potter, pois bem produzir outro icon da literatura infantil inglesa, pode ter sido a solução encontrada num misto de imagem real e animação. O urso mais conhecido da gra bertanha teve aqui o seu primeiro filme e pelos vistos com resultados criticos interessantes com avaliaçoes essencialmente positivas. Comercialmente ao nao ser um produto obviamente tao apetecivel como as historias do jovem mago, as prespetivas tinham de ser menores mas mesmo assim podemos dizer que o resultado e interessante.
Sobre o filme, quando temos muitos livros e uma serie de animaçao interminavel parece sempre dificil o que fazer com uma personagem no primeiro filme para alem da introduçao as personagens, dai que os primeiros filmes de um franchising sao normalmente mais longos. E aqui reside o primeiro e o grande erro do filme, ou seja ter uma duração muito curta e que nao permite que a historia nao seja mais do que o mais basica um filme de bons e maus tem para oferecer.
Dai que em face da expetativa o filme acabe por ser uma desilusão principalmente narrativa e no humor utilizado, este facto mais compreensivel ja que ao ser um filme declaradamente para mais novos o humor tinha de ser simples, familiar e acima de tudo fisico, mas para a base da historia pensamos sempre que um humor mais britanico poderia ser o prato do dia fazendo rutura com a origem mas encaixando perfeitamente no perfil.
O lado positivo do filme e a animaçao do urso em si, brilhante todas as expressoes da personagem a quem principalmente a expressividade dos olhos e um cunho pessoal proprio do filme, que nao poderia deixar em maus alheias o credito de ter uma das maiores produtoras britanicas a assumir a sua confecção.
A historia fala da integração do urso Paddington na familia que o alberga quando tenta encontrar o explorador que deu a ligaçao entre a sua especie de ursos e os seres humanos, mas a unica pessoa que ainda tem esse legado nao vai ter a melhor das intenções.
O argumento e o pior do filme, principalmente na historia de base para a personagem, simples, pouco profunda no que diz respeito a introduçao e uma linhagem narrativa de serie B, muito pouco para um filme com objectivos comerciais e de manutenção do franchising
Para a realização a escolha recaiu num britanico aclamado da televisão nos primeiros passos no cinema, um filme com muitos meios e cuja realizaçao acaba por funcionar num estilo de realização adulta colorida e creativa, deixando boas indicações do realizador para outros filmes.
Em termos de cast todo ele britanico com excepção de Kidman, podemos dizer que Hawkigs, Broadbent e Wlaters sao sempre simpaticos em filmes infantis pois conseguem dar o seu lado ternurento, a escolha de Winshaw inicialmente estranha-se mas no competo geral acaba por funcionar. Kidman e mais o conceito do que propriamente um acrescimo para o filme ja que a sua personagem e muito limitada.

O melhor - O urso como elemento visual

O pior - A historia

Avaliação - C+

No comments: