Tuesday, February 17, 2015

Love, Rosie

Fevereiro é uma altura tipica para estudios de maior e menor porte lançarem os seus filmes romanticos, uns com mais sucesso outros a procura de um publico proprio. E algo que tentou este pequeno filme, com dinheiros britanicos e alemão numa adaptação de um romance ao estilo Nicholas Sparks, Os resultados contudo nao foram brilhantes quer criticamente quer comercialmente o filme não existiu, mesmo com dois jovens actores em ascendente carreira o filme acabou por ser anulado pela fraca distribuição.
Contudo numa altura em que os filmes de amor simples deixaram de existir, pelo menos no lado positivista, ja que todos os anos pelo menos um filme de Sparks é adaptado ao cinema, eis que surge uma historia de amor simples, intensa como todos deviam ser. Sem grandes artefactos sem grande novidade o filme deixa rolar o sentimento sempre presente em ambas personagens e isso faz dele um tradicional e eficaz filmes de amor.
Muitos poderam dizer que e sonhador, que e ildilico que é previsivel, mas o filme sabe disso e nao altera a sua forma, principalmente no argumento porque consegue que este potencialize ao maximo o sentimento e a quimica entre personagens no balanço entre o lado mais suave e comico com o lado mais dramatico também reforçado no filme. É obvio que todos ja vimos filmes muito parecidos com este em algumas ou quase todas as vertentes mas muitos tem os mesmos ingredientes e o resultado final nao funciona
Mas claro que tem defeitos principalmente na sua produção, isto porque pese embora as persoangens vao envelhecendo nenhuma delas demonstra isso, e nem se fala apenas na caracterização mais que necessaria mas mesmo na forma de lidar diariamente com tudo, para alem de que o filme exigia um final mais forte e intenso.
A historia fala de dois amigos, muito próximos que tem entre ambos uma relação de amor escondido e que ao longo de quinze anos vao disfarçando com relaçoes e escolhas pouco naturais que os vao afastando um do outro.
O argumento e básico nos princípios do amor, as personagens positivas, o amor e os sentimentos entre ambos potenciados ao máximo em palavras e situações simples, o lado mais positivo e a forma inteligente como balança o lado mais lamechas do filme com algum humor suave.
A realizaçao e o grande problema do filme, e nem tanto na forma como tudo e filmado mas acima de tudo na forma como o tempo acaba por nao passar por todas as personagens quando isso era no minimo exigido, se em termos de ferramentas informaticas o filme consegue isso seria bem mais facil fazer na pele das personagens e nao o faz.
No cast o filme nao e exigente para o seu duo de protagonistas basicamente pede que Collins tenha quimica com Caflin e pouco mais e o que e certo e que como par eles resultam e desde então o filme tambem funciona na simbiose simples que existe entre ambos.

O melhor - O amor no lado mais simples


O pior - A realização

Avaliação - B

No comments: