Sunday, February 15, 2015

Selma

Tem sido conhecido nos ultimos anos a devoçao de Operah ao cineima,como produtora e actriz muitos dizem que a sua ambiçao pelo oscar e mais que muita dai que tem sido usual nestes dois anos surgirem filmes sobre as grandes conquistas dos afro americanos. Este ano um pedaço da historia de Martin Luther King. Os resultados comerciais interessantes mas na corrida aos oscares foi um dos grandes derrotados pese embora tenha conseguido a nomeaçao principal mas sem qualquer força para esperar qualquer conquista desta batalha.
Sobre o filme, percebe-se neste filme uma proximidade grande a Mordomo na forma como tenta dar um pouco da historia recente dos EUA sempre com o lado bom e mau dos pretos e brancos certo e que o filme e claramente vocacionado nesta diferenciação que em termos de rigor pode ser colocado em causa mesmo que seja facil assumir a base como real. Mesmo assim o filme e intenso e violento e isso e um bom inicio para um filme que quer marcar uma posiçao.
Mas como biopic de um acontecimento o filme perde numa componente que muitos outros ja tem conseguido tirar partido que e numa abordagem original ao filme em si, aqui temsos algo tradicionalista a nao ser a inclusao de peças e dados reais o filme acaba por ser um biopic tradicional sem grande risco e com um acontecimento importante para a historia principalmente norte americana.
POr isso e facil considerar Selma um filme mais competente do que brilhante, um daqules filmes que faz quase tudo bem para resultar mas que no final falta o toque de creatividade que torne inesquecivel, e o facto de ser um cinema da historia americana podera lhe tirar a abrangencia para todo o mundo que atualmente os oscares ja tem.
A historia fala na forma como Luther King tenta conseguir os mesmos direitos civis para brancos e negros nos EUA atrves de uma organizaçao de uma marcha em Selma, que acaba por ser um acontecimento que poe a nu os diferentes lados politicos nos EUA.
O argumento e simples, historico, tenta ser sempre mais emotivo do que racional, mas muitas vezes isto acaba por ser importante para a mensagem ser mais vincada, pode faltar alguma originalidade, alguma espontaneadade mas temos que assumir num filme com esta base seria sempre dificil.
Duvernay e uma realizadora jovem a dar os primeiros passos que teve um filme maior que ela propria, mesmo assim parece-nos competente com algum toque pessoal, na conjugaçao de dados reais com a ficção torna-se numa realizadora a seguir, mas a versatilidade de outros temas vao ser exigidos.
No cast Onywelo e um actor em ascessao no panorama afro americano e interpreta com intensidade uma personagem unica da historia norte americana, tem carisma presença intensidade dramatica dai que podemos dizer que convence num papel exigente, Ao seu lado acaba por nao existir espaço para secundarios pois estes sao pouco mais que registos historicos

O melhor - O acontecimento retratado

O pior - Falta algo de novo no filme

Avaliação - B-

No comments: