Wednesday, February 04, 2015

Supremacy

O racismo e o fanatismo são sempre temas interessantes para filmes de serie B, com actores que ja tiveram o seu protagonismo mas que nos utlimos tempos estao longe do esterlato. Este e mais um filme com estes motivos, que criticamente foi um desastre, e comercialmente sem grande ambiçoes acabou tambem por ser.
Sobre o filme, é obvio que num filme com estes preceitos a qualidade esperada nunca pode ser elevada. Mas o que é certo e que quando um filme tem um epicentro facil e objectivo e mesmo assim as coisas acontecem sem sentido algum tornam tudo ainda muito mais dificil de compreender. E neste particular temos um filme que consegue ser pior do que as piores expectativas de quem o vai ver. E porque, principalmente porque tenta ir muito mais alem do que a simples historia numa dissertação sobre pessoas quando nem no basico sabe funcionar, ou seja na historia linear sem segundos planos.
Por este mesmo facto e obvio que este filme e um desastre a todos os niveis, um filme fraco que ambiciona ter alguma profundidade e que o torna ainda mais fraco. Este e o tipo de situação que pior pode ser para um filme. E aqui isto surge ainda mais moralista ao momento que o filme avança perdendo todo o sentido da sua real dimensao.
E daqueles filmes que se nota claramente um pseudo intlectualismo irrealista bem espelhado em cada frase ou cada sequencia da personagem de Glover e mais que isso nas opções de banda sonora, de forma de filme, um autentico absurdo cinematografico, que so nao e um desastre maior porque a linearidade acaba por ser a introdução do filme.
A historia fala de um racista ex prisioneiro que no dia em que sai da cadeia mata de imediato um policia negro, e acaba por se refugiar na casa de uma familia de negros que sequestra. So nao esperava pelo jogo mental do patriarca da familiar. que vai colocar em causa as reais convicções do assassino.
O argumento e um desastre nao na sua forma simples, mas na forma como se tenta adornar em algo que nao é, na forma como tenta dar um sentido interinseco a sequencias que não existem, mas pior que isso adoptar uma historia da vida real que na realidade tem muito pouco que ensinar.
A realização e ambiciosa mas com truques de enciclopedia e com nenhum toque proprio, o que se pode dizer num filme em que nada funciona e que a realização sofre de todos os males do proprio filme.
No cast Andersson ate pode ser bom actor no filme nao o prova, mas pensamos que a persoangem torna-se irrirante em si  e nao na forma como e interpretada, ao seu lado Glover ja em reforma e Luke que poderia ter uma carreira bem mais promissora mas que lhe fugiu.

O melhor - A luta ao rasicmo ideologico

O pior - Ter tentado ser algo que nunca poderia ser


Avaliação - D

No comments: