Friday, February 13, 2015

The Better Angels

Terence Mallick pode nao ser um autor consensual, mas que o seu estilo de cinema e proprio e tem o seu cunho de autor isso nao existe qualquer duvida. E seria facil perceber que os seus mais diretos colaboradores se lançassem em defesa de um genero muito proprio. Eis o que este filme e o nascimento de uma doutrina, que contudo criticamente nao passou de uma mediania derrotista e comercialmente nao e o terreno para este tipo de filmes.
Desde logo sublinho nao ser adepto do estilo de cinema de Mallick sem ligaçao com muitas boas imagens com uma metanalise de si proprio, mas mesmo com pouco mais de noventa minutos qualquer filme fica monotono sem intensidade e mesmo penoso para o seu espetador. Dai que sejam filmes que consiguam fazer com que pessoas que gostam de ser diferentes o assumar mas nunca conseguiram superar esse dom menor.
Aqui e isto que temos a suposta infancia de Lincoln em relaçoes familiares em perdas e avanços, num Mallick mais moderado mas claramente como pano de fundo, no final muito pouco sobre personagens, pessoas e muito sobre formas de realizar e boas imagens.
Mas penso que chega Mallick neste tipo de cinema que muitos autores a fazerem isto vai tornar o cinema abstrato numa tendencia cada vez mais presente, aqui e obvio que sabemos que a ligaçao umbilical do realizador com o mestre e grande mas o filme parece ser pouco mais que isso.,
A historia fala-nos dos primeiros momentos de Lincoln e a sua infancia rural, numa analise metanalista de cada momentos da mesma.
O argumento como outros filmes de Mallick sabemos que nao existe, apenas surge ideias e imagens que o acompanham dai que e dificil falar em argumentos porque na realidade ele nunca chega a existir.
Na realizaçao Edwards estreia se depois de muitos anos a ajudar Mallik na ediçao dos seus filmes, e logico a proximidade a Mallick com menos força ou mesmo com o toque de magia que este ultimo tem, mas podemos dizer que o filme tem boas imagens mas muitas vezes sem significado.
No cast temos muito pouco basicamente os actores apenas interpretam fisicamente e isso acaba por ser facil para actores minimamente experientes so se compreende este tipo de filmes pela experiencia em si

O melhor - Boas imagens

O pior - Pouco mais que isso

Avaliação - D

No comments: