Thursday, December 26, 2013

The Secret Life of Walter Mitty

Quando foi anunciado para plena oscar season o lançamento do novo filme de Ben Stiller na realização que se vaticinou que estariamos perante um filme diferente do realizador mais ambicioso, menos patetico, porque a ambição de competir nesta luta parecia estar latente essencialmente pelos primeiros traillers do filme. O certo e que apos as primeiras avaliações se percebeu que este seria um dos mal amados do ano, que a ambição nunca se iria concretizar. Em termos comerciais os primeiros resultados não são muito explosivos mas a longo prazo perceber-se-a o real valor do filme.
SObre o filme podemos desde logo dizer que é facilmente um dos filmes mais ambiciosos do ano, uma mistura de comedia a drama, de uma magnitude superior uma grande historia, forte emotiva, original realizado de uma forma excelente que o torna mais que uma comedia num filme de grande dimensão. Nâo é um filme facil pois nem sempre consegue ser constante ao longo da sua duração, mas no final ficamos com a sensação que assistimos a um filme de uma excelencia reconhecido, mais pela sua racionalidade pela beleza natural do mesmo e mais que isso pela mensagem forte e postiva que o filme transmite.
Por este facto leva-me a dizer que nem sempre o cinema é justo para com a ambição, para com a creatividade nem sempre a entende, muitas vezes porque fica preso a alguns defeitos que o filme tem, nunca os tentando encaixar numa logica maior, e aqui parece que muitas vezes o filme tem defeitos mas esses acabam por ser os maiores aliados a transmitir a força de uma mensagem muito forte.
Por este facto leva-me que estamos perante um dos melhores filmes do ano, e a ideia base de um dos melhores argumentos do ano, pelo risco pela mensagem, por alguns dialogos mas mais que isso pelo seu absurdo pouco sentido, que no final se consegue conjugar num filme de primeira linha, um filme que na minha opinião o tempo dará o seu reconhecimento porque historias simples são faceis agora risco e força só os mais fortes conseguem.
A historia fala de um personagem que tem uma vida demasiado pacata que o leva a sonhar e imaginar sequencias de filmes de hollywood, quando o seu emprego ta em risco as suas experiencias unicas tornam-se reais, numa luta mais do que pelo emprego pelo significado da propria vida.
O argumento mais que um força nas suas vertentes e de excelencia pelo todo a originalidade da ideia, a mensagem que tão bem e com força transmite, o não ter medo do risco e a inovação dão-llhe na minha opinião um dos melhores e mais originais argumentos do ultimo ano.
EM termos de realização Ben Stiller foi sempre bem melhor do que como actor mas aqui tem a sua obra prima, com um balanço de excelencia entre a seriedade e a comedia, tem primor artisitico tem inovação ter ideias proprias e originalidade num trabalho que demonstra um realizador num patamar de excelencia em hollywood.
E se como realizador as coisas funcionam como actor Stiller esta acima do habitual, sem o histerismo tipico consegue dar o equilibrio ao papel, domina o filme e tem a interpretação da carreira que se da ao luxo de ter Sean Penn sem brilho porque este esta todo no centro do filme.

O melhor - O cinema deve ser mais que contar uma historia

O pior - Perder algum balanço inicial que rapidamente recupera

Avaliação - A-

No comments: