Friday, December 06, 2013

Escape Plan

O confronto ou encontro como protagonistas de Arnold e SLy foi principalmente entre a decada de 80 e 90 algo impensavel, e um filme que reunisse ambos tornar-se-ia um autentico acontecimento sem precedentes no cinema. POis bem quase 20 anos apos o sonho, a realidade tem lugar numa fase bem diferente da carreira. POr isso estranha-se quem cresceu com ambos que esta reunião se desse com um filme tão silencioso, criticamente onde a mediania foi apanagio do mesmo, mas mais que isso em termos comerciais onde o filme obteve resultados muito aquem do seu investimento.
Sobre o filme podemos dizer que acima de tudo é um tipico filme de fuga de uma prisao sem a intensidade de outros filmes que da mesma forma ou com algumas diferenças ja trataram o mesmo assunto, e aqui o filme parece nunca adquirir muita intensidade ou força narrativa, sempre muito mais musculado do que racxional o filme nunca consegue chamar a si, alguma inteligencia nas opçoes narrativas, para alem de que acaba sempre por ser ao maximo previsivel em definiçoes, e mesmo na sua conclusão.
Por as carreiras de ambos parece claramente que um filme com pouca chama como esta, mesmo no que diz respeito ao que exige de ambos como herois de acçao e muito pouco num filme claramente menores na carreira de ambos mesmo no seu proprio estilo duvidoso. Ou seja um filme de qualidade baixa, nem sempre bem efectuado, que confirma as expectativas de que ambos mais que parte do presente sao parte do passado.
A parte positiva do filme é o seu inicio que faz indicar que podiamos ter um pouquinho de Prison Break na inteligencia das perosnagens mas que nunca acaba por se cumprir ja que o filme e quase sempre mais musculado do que qualquer outra coisa e isso num filme com estas necessidades e muito pouco.
A historia fala de um contratado para testar segurança de cadeias, fugindo das mesmas que e colocado numa cadeia de alta segurança onde rapidamente percebe que as regras de jogo alteraram e nesta tem que recuperar mesmo a sua liberdade com a equipa da prisao contra si apenas vai poder contar com a ajuda de um outro prisioneiro com o mesmo fim.
O argumento muito aquem do que se exige num filme de facil comparaçao porque a mesma base ja foi usada diversas vezes e de uma forma mais competente em termos de guiao, a sorte e que tambem temos outros registos tao basicos como este, mas estamos num filme muito limitado em termos de dialogos e mais que isso personagens.
A realizaçao a cargo de um realizador que ja teve os seus momentos e que se encontrava algo afastada nem sempre e a mais simples, por vezes a definiçao espacial fundamental em filmes como estes parece demasiado solta, e isso faz com que nem sempre o filme consiga o seu preceito central
EM termos de cast a dupla nunca foi conhecida pela sua qualidade em termos de actuaçao mas mais pelo seu carisma aqui nem isso parece muito vincado, e auxiliado por um vilao Caviezel monocordico o filme acaba por se tornar facilmente num desastre de actuaçoes.

O melhor - O inicio

O pior - O floop da reuniao muito esperada

Avaliação - C-

No comments: