Sunday, December 22, 2013

The Spetacular Now

Todos os anos durante o decurso deste mesmo surge um filme longe das grandes produções que chama a atenção no ambito das comedias romanticas com um toque de drama. Do mesmo escritor de uma dessas comedias saiu este ano este filme que reuniu duas das promessas serias de holywood mesmo que o filme estivesse longe dos holofotes. O resultado critico excelente com avaliações muito positivas para o genero, capaz de perfilar em algumas listas de melhor filme do ano para um filme de adolescentes simples, comercialmente e mesmo tendo em conta o seu caracter limitado os resultados foram interessantes para um filme que apenas estreou em cinemas selecionados.
SObre o filme podemos dizer que até metade da sua duração é dificil perceber o seu real alcance ou mesmo os seus objectivos temos um filme sobre um jovem e as suas relações mas durante a primeira meia hora de filme ficamos na duvida sobre no que o filme se vai tornar, ou seja num simples jogo relacional da personagem ou algo mais implicito. E para o bem do filme esta duvida nunca é desfeita ou vai-se desfazendo com o evoluir do filme e da personagem a relaçao passa para segundo plano e a personagem no seu dia a dia e o seu pronuncio de futuro vai sendo o centro do filme. Esta opçao e feliz porque e diferenciador do filme, torna-o mais serio, mais diferente e mais facil de ser aperciado.
Perante este tom mais maduro num filme apartir mais simples e suave o filme ganha a sua dimensão, se bem que pensamos que este fica demasiado preso na fase inicial à sua indefinição ou seja fica demasiado tempo a vender a imagem de mais um filme cor de rosa, de diferentes prespectivas de amor, antes de ser uma boa dissertação moral sobre a maturação sobre a passagem para a vida adulta.
Por isso e avaliando e sublinhando a sua força emocional principalmente na parte final, pensamos que o filme com menos ambiguidade tinha conseguido com mais força vender uma imagem mais crua mas mais significativa e forte do que queria transmitir, um bom filme, que com alguma arte e principalmente uma estrategia de produtora mais elaborada poderia estar em alguns sectores representado quando muito no pre oscar.
A historia fala de um jovem que reside apenas com a sua mãe que gosta de viver a sua vida ao momento, sem grandes planos para o futuro, quando tudo a sua volta começa a construir uma base ele fica perdido numa serie de tiques que pensa ser o ideal mas que nada servem para a sua evolução principalmente qunado se aproxima de uma jovem e certinha que e o seu interesse amoroso.
O argumentro a cargo de alguem que tinha surpreendido numa boa versão do amor moderno em 500 dias de verão é mais cru, neste filme onde o amor e bem ocupa um segundo plano, e aqui tem a vertenta mais significativa de um filme moralmente forte, de boas personagens e que mesmo na parte mais suave sobrevive com bons dialogos.
A realizaçao a cargo de uma quase estreante não é particularmente interessante é o ponto mais simples e facil do filme deixando quase sempre os encargos do filme ao seu guião.
No cast temos Teller numa vertente mais dramatica ja aqui disse que não me convence na versão popular que teima em representar mas funciona bem melhor no drama sendo uma interpretação do menos ao mais, sendo que a intensidade dramatica, aspecto mais dificil esta lá bem presente e podera ser a base para uma carreira mais forte do que realmente esta a acontecer, ao seu lado Woodley parece com mais talento, mais facil de se encaixar em qualquer projecto, a sua prestação é mais consistente mas menos brilhante.

O melhor - O valor moral do filme.

O pior - Demasiada indefinição inicial-.

Avaliação - B-

No comments: