Saturday, December 28, 2013

Frozen

Todos os anos por altura de Natal a Disney aposta no seu filme de Natal, normalmente com historias mais emotivas. Para este ano e de volta ao horizonte das princesas surgiu este Frozen, que junta as habituais historias de encantar da disney com gelo, muito gelo. Num ano onde as animações não estavam a conseguir grandes resultados criticos Frozen alterou isto com avaliações bastante positivas e a isto juntou-se uma excelente campanha comercial e de franshising tornando-o num objecto comercial apetecivel e provavelmente lançando um proximo capitulo.
Quanto ao filme a disney sempre foi sabia em conjugar filmes com uma mensagem positiva de bons sentimentos, com algum sentido de humor, e mais uma vez num filme conseguiu reunir estes dois excelentes ingredientes do cinema de animação, muito à semelhança do que tinha feito com Tangled, aqui surge uma historia de princepes e princesas, com muitos momentos musicais, que funciona quase na plenitude da sua duração.
O grande problema que se pode dar ao filme é alguma falta de originalidade do guião demasiado proximo de outros filmes com particular destaque para o Tangled, mesmo o sentido de humor e as personagens secundarias sao proximas daquilo que o outro filme tem, dai que em termos de inovação e mesmo originalidade da criação do mundo não estamos perante um dos melhores exercicios criativos da disney.
Pese embora este facto estamos perante um filme simples, competente, um bom exercicio de animaçao num ano que nem sempre foi prodigo em grandes filmes de animação, e no qual a competencia pode ser um trunfo perante a falta de mestria.
EM termos de argumento o filme fala de duas irmãs sendo que uma delas se encontra amaldiçoada por um feitiço de gelo, aqui, todo o reino fica dotado a inverno permanente mas aqui a outra irma tentara arranjar forma de impedir isto acontecer tendo de procurar e convencer a sua irmã a quebrar o feitiço
Em termos de argumento temos um filme simples proximo de outros, nem sempre muito original nas personagens ou mesmo nos truques humoristicos, mas como um todo o filme funciona quer nos mais pequenos principalmente do sexo feminino mas tambem em alguns adultos.
A produçao do filme é de bom nivel, é certo que sem grandes efeitos ou inovações mas utiliza tudo o que ja foi criado com funcionalidade num filme do mais alto nivel da Disney.
Nos casts de vozes mesmo não sendo o lado mais forte do filme, ele acaba por ser funcional não só nos momentos musicais mas acima de tudo em alguma forma com os momentos humoristicos não existe uma aposta em grandes nomes mas o filme não se ressente disso.

O melhor - O balanço emocional e de humor que a disney faz como poucos

O pior - Alguma colagem a filmes anteriores

Avaliação - B

No comments: