Sunday, December 29, 2013

Saving Mr Banks

Desde que foi anunciado todos começaram a apontar o filme sobre a pre produção de Mary Poppins como um dos mais serios candidatos aos Oscares ainda para mais quando a realização estava a cargo de alguem que conseguiu a nomeação num filme bem mais modesto. Contudo apos as primeiras avaliações as certezas deixaram de existir pese embora as avaliações fossem essencialmente positivas parecerem desde logo insuficientes, e comercialmente numa luta tão grande parece ter ficado algo para tras comparativamente com outros filmes com os mesmos objectivos.
Sobre o filme podemos dizer que é um filme com algumas mais valias desde logo a forma suave e extremamente agradavel com que nos introduz todo o mundo Disney e o contraste com a personagem central. Tambem o balanço entre a historia por detras da historia e o desenvolvimento do filme nos parece bem equilibrada para dar ao filme um paralelismo interessante e que conduz ao epicentro do filme. Pese embora este facto o filme tem alguns defeitos, desde logo nem sempre ter um ritmo interessante principalmente nos extensos momentos musicais e alguma repitição dos tiques das persoangens. Por outro lado a mutação da personagem central tambem podia ser mais gradual do que da forma que esta descrita no filme.
Mesmo assim e mesmo não estando perante um filme que seja uma obra prima temos um filme competente, maduro, com um balanço emocional interessante entre momentos de maior drama, e outros de uma comedia ligeira quase sempre patrocinados pela excelente presença de Hanks, pensamos é que por vezes o filme tem um alcance curto pese embora a ambiçao de ser maior seja permanente.
O filme fala da relação entre a escritora de Mary Poppins e Walt Disney nas negociaçoes dos direitos de adaptação da obra ao cinema, as exigencias e o trabalho dificil que conduziu a adaptação de um dos maiores classicos do cinema.
Em termos de argumento nem sempre temos um filme perfeito, se os personagens principais parecem bem caracterizados e desenvolvidos os mesmos deixam pouco espaço para secundarios, por outro lado os dialogos perdem alguma intensidade com a sua duração, mesmo assim temos um filme dificil que cumpre os seus perceitos.
A realização de Hanckok não é brilhante na contextualização temporal, observamos alguma distancia de outros filmes de epoca, muitas vezes parece demasiado simplista para o filme em questão e neste particular o filme precisava de um pouquinho mais.
Por fim o grande valor do filme, em termos cast, Ema Thompson brilha como ja não fazia há muito o filme é dela e da forma com que constroi e da credibilidade a uma personagem dificil que depois de observada so podia ser sua, num dos papeis maduros e mais fortes de um ano onde as mulheres estão a colocar a fasquia muito elevada. Hanks mesmo sem ter um papel dificil consegue dar-lhe o brilho que Disney precisa, e Farrel tem bons momentos a espaços.

O melhor - O cast.

O pior - O alcance reduzido do filme.

Avaliação - B

No comments: