Saturday, December 21, 2013

Thor: Dark World

Uma certeza existe hoje no mundo do cinema os herois da Marvel ganharam um novo folego depois do sucesso incrivel dos Vingadores, assim cada novo filme de cada um deles se torna por si so um sucesso sem nunca perder o que ja tinha sido efectuado antes. Assim para este ano surgiu o lançamento de mais dois Iron Man o mais bem sucedido dos avengers no cinema e Thor, no seu segundo filme. Sobre este podemos dizer que criticamente e comercialmente perdeu algum fulgor relativamente ao primeiro filme, mas tudo nao porá certamente em causa o regresso em termos não so dos Vingadores mesmo do mais que provavel terceiro fillme.
Sobre Thor podemos dizer que de todos os herois da Marvel foi aquele cujo filme menos interessante foi talvez porque a dinamica de muitos mundos tira alguma linhagem mais recta que normalmente os filmes deste super herois tem, mas por outro lado e também aquele que em termos de promenores engraçados mais esta apetrechado principalmente quando o poderoso desce a nossa terra. E nisto o filme consegue continuar a boa disposição que tão bem funciona nos vingadores e passa mais despercebida no primeiro Thor.
Para alem deste pontos não temos muito mais de novo, temos um filme com uma historia e um argumento facil, rebuscado em conceitos mas facil na sua formula e concretização, e dois filmes distintos, temos a fase pre Loki, onde o filme e mais um aborrecido filme de super herois, e depois da chegada de LOki o filme parece que ganha nova intensidade, numa clara confirmação que mais que Thor os fas da saga e mesmo quem a faz sabe o poder do alegado vilão.
MEsmo assim estamos longe de um filme bem concretizado como o que foi os vingadores ou mesmo na formula de grande sucesso de Iron Man desde logo porque a personagem central, o heroi não tem uma personalidade tão interessante come excepção dos engraçados aparte, e por outro lado ao seu lado e nas suas relaçoes estas sao bem mais basicas do que tudo que envolve outros super herois dai que por si so thor dificilmente resisitiria a muitos filmes.
A historia pois bem em Asgard Thor tem de reunir forças com o seu irmão para combater um poderoso vilão que tenta colocar todos os mundos na era negra, para alem deste facto o heroi tentara salvar a sua amada Jane das garras deste mesmo vilao.
O argumento e em quase todos os seus pontos demasiado basico, não temos muita originalidade ou creatividade na historia que e sempre mais uma, as personagens nao crescem, e salva-se alguns apontamentos de humor num filme essencialmente durante a sua duração basico e sem chama.
A realizaçao a cargo de um tarefeiro da televisao, demonstra o nivel que ja tinha o primeiro, nao e propriamente uma obra prima, mas com os meios que tem estes não são gastos em vão Alan Taylor podera aqui ter uma boa porta de entrada para filmes de estudio, o que e uma boa forma de entrar no cinema.
Em termos de cast Hemsworth é Thor, e este não lhe exige muito, nota-se algumas debilidades e limitações mas neste papel não e necessario muito mais, pena é que quando interage com Hiddlestone essa falta de recursos e algum carisma fiquem a nu, com vantagem para o vilão, mas desaproveitado é todo o talento de Portman numa fraquissima personagem.

O melhor - Alguns aparte do filme com graça, e Loki.

O pior . O argumento ser serviços minimos para a continuação da saga

Avaliação - C

No comments: