Monday, December 30, 2013

You're Next

Quando um filme de horror fora do circuito americano é lançado alguns anos depois no circuito alargado norte americano as sensações que ficam são no minimo estranhas desde logo o filme tem que ter algo de diferente para conseguir este previlegio e por outro lado também não pode ser um sucesso instantaneo pelo espaço de tempo que demorou o seu lançamento. O que é certo é que em Agosto do presente ano em mais de 2000 cinemas estreou este pequeno filme, com resultados criticos muito interessantes para um filme de terror mas que não convenceu comercialmente com resultados modestos para um filme com um estreia tão expandida.
Sobre o filme desde logo devemos perder algum tempo a tipificar, não estamos num habitual filme de terror, mas sim no tipico filme de terror dos anos 80 em que os vilões eram seres humanos sem qualquer tipo de poder, que a unica coisa que querem é matar, depois os tiques tipicos um espaço muito confinado, neste particular a uma casa e muita violência. Se no argumento o filme nada trás de novo ou seja ja vimos este argumento ser utilizado pelo menos uma dezena de vezes sempre da mesma forma, em termos de violencia, sangue e agressividade estamos perante um filme de grau 1, violento, com muito sangue e agressividade, que o tornam no minimo especial.
Certo é que tirando este pormenor da violencia e o realismo da mesma o filme tem muito pouco, as personagens são vazias como em quase todos os filmes de terror, o seu fim é no minimo expectavel, pese embora tenha o objectivo de surpreender sendo que acabamos por passar a duração do filme impressionados pela sua violencia mais do que por qualquer aspecto unico do filme.
Ou seja um filme que impressiona o que em termos de terror esta longe de ser mau, mas que por sua vez não tem em si nenhum outro ponto que o torne particularmente interessante ou influente, merece o seu destaque pela coragem da violencia, mas por vezes esta em demasia torna-se desagradavel e por vezes o filme perde esse tom.
A historia do filme uma familia junta-se toda para festejar o aniversario dos patriarcas contudo quando se sentam a mesa começam a existir uma serie de homicidios e tentativas de homicidio que vai fazer com que estes juntos ou a solo tentem sobreviver a carnificina.
O argumento é claramente o parente pobre do filme sem grandes personagens sem dialogos, sem surpresa utiliza uma formula do mais gaste que existe no terror americano, numa versão mais dura e pouco mais.
A realização denota algum estudo do fenomeno do terror mas e na sua agressividade e no seu sangue que o filme funciona dentro do seu genero, de um realizador experiente no mesmo que aqui demontra alguma habilidade para o mesmo.
O cast sem qualquer tipo de figura de proa, tem a tarefa simplificada do filme nada exigir a nao ser alguma envolvencia fisica aqui o filme não é colocado em causa por este ponto, mas não retira dos seus interpretes qualquer beneficio directo.

O melhor - A agressividade.

O pior - O argumento repetido

Avaliação - C

No comments: