Sunday, December 29, 2013

Out of Furnace

Após Scott Cooper ter no seu filme de estreia conseguido o oscar de melhor actor para Jeff Bridges num dual Crazy Heart que muita gente ganhou expectativa quanto ao seu segundo filme. Lançado em plena oscar season este Out of Furnace e pese embora as criticas geralmente positivas não conseguiu empolgar suficiente para ser um verdadeiro candidato aos premios, e isso acabou por ser trágico na sua carreira comercial pese embora tenha tido uma expansão wide os seus resultados ficaram muito aquem na competição que talvez nunca devesse ter entrado.
Sobre o filme podemos dizer que estamos perante um filme de personagem, ou seja o filme dá-nos um bom homem, quase sem reação que aceita as dificuldades da vida como se obrigações se tratasse, e aqui tem o lado mais forte do filme, a capacidade de rapidamente termos empatia com uma personagem ao mesmo tempo que bons principios mas por outro lado tão protector dos outros. E nesta força sentimental da personagem o filme tem o seu registo mais sobrio.
Contudo com o desenvolvimento do filme, o mesmo vai dando a perceber que a personagem tem que reagir e aqui é que o filme tem as dificuldades, na parte final, na parte de vingança, Cooper opta por não tirar a personagem da sua personalidade, e aqui o filme perde força todos esperam uma vingança forte uma mudança na personagem que nunca ocorre, o seu silencio e drama interno continua, mas isso faz que mesmo no climax do filme este seja por vezes demasiado monotono, e o climax nunca chegue ao patamar que prmete.
Mesmo assim estamos perante um filme intenso, bem realizado com uma boa banda sonora, mas que claramente e um clube pequeno numa luta de titas pelos oscares, desde logo parece ter materia para potenciar mais mas por vezes fica-se demasiado preso ao silencio e sofrimento da sua personagem quando o filme mais que precisar exigia mais extroversão-
A historia fala de um ex condenado que ao sair da carreira observa que o seu irmão mais novo, que sempre protegeu se encontra envolvido em lutas ilegais, e que isso acaba por lhe custar caro. Aqui a personagem central vai tentar perceber o que ocorreu com o seu irmão e vingar-se
O argumento na sua base não é original, ao longo do tempo muitos foram os filmes de vingança com planos de desenvolvimento semelhantes, contudo os melhores aspectos do argumento estão no contexto socio economico, actual e real, que tem o seu sublinhado neste filme.
Quer em Crazy Heart bem como neste filme observamos um Cooper muito preso as persnagens na sua forma de realizar o que nem sempre é uma mais valia, conhecemos por dentro o sofrimento destas mas por seu lado a estetica do filme nunca e totalmente potenciado, tem alguns pontos de registo mas tem de trabalhar noutros para ser um primeiro plano de hollywood, objectivos nao lhe faltam.
Por fim em termos de cast, num dos mais ricos do presente ano temos um Bale eficaz mas com um papel que nem sempre o deixa brilhar, parece preso, e aqui a prestação do actor também se ressalta, e essa prisão deixa o brilho para Harrelson tao brilhante como vilão como louco e comedia, e Alfeck no seu melhor papel, exigente, complexo e fisico, acaba por ter o melhor registo do filme.

O melhor - A contextualização socio cultural

O pior - Alguma prisão de movimentos, e receio da explosão

Avaliação - B-

No comments: