Sunday, December 08, 2013

Insidious - Chapter 2

James Wan, depois do megalomano sucesso de Saw, conseguiu conquistar um espaço muito proprio no terror muito à custa do impacto visual que este Insidious conseguiu, dai que não fosse estranho o lançamento de um segundo filme, apenas o foi porque o periodo de espaço de um outro filme muito parecida e também de grande sucesso do realizador foi curto. Mesmo assim comercialmente o filme não perdeu muito melhorando o resultado conseguido pelo seu antecessor embora tenha perdido para Conjuring, ja criticamente as coisas correram ligeiramente pior do que o primeiro filme, se bem que normalmente este tipo de registo nao depende particularmente da critica.
Sobre o filme podemos dizer que é uma continuação que tenta que mais que seguir os passos do primeiro filme, explicar de uma forma mais clara e mais que isso tentar dar um segumento natural e uma explicação para o enigmatico final do primeiro filme. E como sempre o filme acabou por explicar naturalmente aquilo que acabamos por ver no primeiro filme, e se no metodo de realizaçao mais uma vez Wan tem um estilo proprio e funcional em termos de terror, nas explicações para os factos a originalidade não é claramente a caracteristica mais vincada no realizador que cai muitas vezes ou quase sempre na mesma explicação e em filme muito semelhantes onde so altera promenores.
Por isso pensamos que se Wan quer um espaço mais permanente devera diversificar não só o genero, mas acima de tudo os guiões todos muito semelhantes. E mesmo na forma de dar o terror e o suspense aos espectadores e obvio que tem uma serie de ferramentas que funcionam bem e que as sabe usar, mas de filme para filme parece que elas são poucas e escaças e com o tempo começam a tornar-se conhecidas e perder o efeito.
Mesmo assim e num genero nem sempre dotado de filmes proprios e facil reconhecer a mais valia de Wan e dos seus filmes quando comparados com os demais, contudo para fugir da normalidade terá de inovar principalmente em argumentos ja que o cunho, pode cansar mas e seu. Não e o melhor filme de realizador do primeiro, mas funciona, com limitações.
A historia tenta explicar a morte Elise com que termina o primeiro filme, aqui tentamos perceber o que esta por tras da personagem de Josh e a luta pela sobrevivencia de todos, de um fantasma longe de ser simpatico.
O argumento e pese embora a formula esteja encontrada por Wan começa a ser tao repetitiva tão igual que cansa quem tenha assistido a todos os filmes, a explicação o tipo de personagens e a resolução e sempre a mesma, funciona mas ja cansa.
E na realização a mesma coisa pese embora seja facil perceber que Wan sabe assustar, e tem alguns truques que funcionam estes são sempre repetidos de filmes para filmes tornando os mesmos previsisiveis e nao há pior que isso no futuro de proximos filmes.
Em termos de cast Wilson e um dos meninos de Wan para o terror e pela sua ambiguidade funciona, aqui tem um papel mais exigente que cumpre sem deslumbrar bem como Bryne com um papel mais simples a seu lado, o terror nunca potencia actuaçoes de primeiro nivel.

O melhor - Apesar de tudo o estilo de Wan.

O pior - O argumento ser uma copia dos dois filmes anteriores dele.

Avaliação - C+

No comments: