Wednesday, August 28, 2013

Smurfs 2

É facil explicar como uma saga cujo o primeiro filme acabou por ter pessimas criticas mas acima de tudo conseguiu comercialmente lançar um franchising interessante de figuras carismaticas dos anos 80 tem este ano o seu segundo fillme. Principalmente potenciado pelo valor comercial que neste segundo capitulo ate ao momento foi menor mas mesmo assim interessante ja em termos criticos as coisas permaneceram numa total desilusão, com criticas bastante negativas muito no sentido do que ja tinha acontecido no primeiiro filme.
Sobre os Smurfs 2 começo por dizer que achei a adaptaçao deste filme no primeiro episodio proximo em termos de humor e estilo aquilo que o mesmo realizador ja tinnha feito em Scooby Doo, e o que outros ja tinham feito em Alvin e principalmente em Garfield todos filmes com excelentes resultados de bilheteira mas com pessimas reaçoes criticas. Em termos de filme podemos dizer que nada de novo em nenhum aspecto do filme talvez com piores personagens do que o primeiro filme mas com o mesmo registo de empatia e acima de tudo de um humor totalmente desactualizado.
Ou seja um daqueles filmes que os mais pequenos, principalmente os mais pequenos facilmente gostas mas que nao consegue cativar os adultos pelo seu estilo demasiado infantil entre outros aspectos, esta opçao e discutivel principalmente num cinema exigente que nos ultimos anos nos mostra em diversos filmes que outros filmes podem ser extremamente eficaz em ambos os publicos alvos.
Em suma um filme pouco interessante muito basico mesmo, com uma guiao que mais parece retirado de um episodio de uma serie de desenhos animados infantis, apenas surpreender ver actores com algum reflexo critico como Gleeson entrar e assummir um filme como este sem qualquer plano de destaque.
A hhistoria parecida com a primeira, o vilao da saga acaba por raptar com a ajuda de uns seres por si criados a Smurfete, de forma a tentar retirar a formula que permite a existencia daqueles seres azuis, aqui cria-se uma equipa de resgate da mesma pela cidade de paris.
O guiao e como ja anteriormente foi referido irrisorio, para um filme com tantos meios e acima de tudo uma produçao tao elevada necessitava-se um argumento mais trabalhado, e mais pensado a todos os niveis funciona nos mais pequenos mas esses facilmente aceitam qualquer tipo de registo.
Em termos de realizaçao e sempre dificil ser realista num fillme onde se joga dois planos, aqui a parte digital funciona bem com personagens bem trabalhadas mas a conjugaçao nem sempre funciona ao melhor nivel ja viimos filmes bem mais trabalhados.
O cast quase inexistente apenas nos parece autenticamente um absurdo Gleeson um actor conceituado e normalmente associado a bons filmes entrar numa personagem como a que aqui acaba por desempenhar.

O melhor - Paris

O pior - Provalvemente existira um terceiro filme

Avaliação - D+

No comments: