Wednesday, August 07, 2013

Mud

Muitos comentaram este filme como o lançamento que o seu protagonista teria para um ano em cheio, e o certo e que este foi um filme que pese embora não tenha sido lançado em Wide acabou por ter um reconhecimento critico interessante e foi um bom balanço para um ano que se espera de particular incidencia em McConhagey. Ja comercialmente o facto do filme não ter obtido o lançamento wide de alguma forma limitou o seu alcance.
Sobre o filme podemos dizer que é daqueles filmes simples mas que por esta mesma caracteristica tem em si pontos faceis de se gostar. Desde logo o mais proeminente e a forma facil com que a quimica entre as personagens adultas e infantis se juntam uma à outra e acabam por seduzir facilmente aquilo que o espectador quer em termos de intensidade emocional.
Õutro ponto interessante em todo o filme e mesmo sendo um filme frio e duro em quase todas as suas relações tem como epicentro claro do seu desenvolvimento o amor, na sua definição e é o mote das duas personagens centrais de todo o filme, com mais ou menos rendimento.
E se nos pontos positivos o filme acaba por ser facilmente definido ja no que diz respeito a sua vertente negativa e o facto do filme na maior parte da sua duração ser um filme demasiado teorico e pouco prático demasiado falado com pouco espaço para os personagens interagirem entre si principalmente de cada lado da ilha que esta presente neste mesmo filme. Mesmo assim estamos perante um filme que num ano claramente debilitado como este tem varias virtudes conseguindo alguma distinção para si.
A historia fala de dois amigos, com vidas familiares desencontradas que vão ate uma ilha deserta onde encontram um individuo adulto que se encontra fugido e vive num barco que se encontra no topo de uma arvore. Aqui eles começam uma relação de ajuda mutua naquilo que cada um mais necessita.
 Em termos de argumento não podemos dizer que e um filme prodigo em creatividade e originalidade no seu teor e mesmo no seu desenvolvimento mesmo assim com a forma simples e intensa emocionalmente acaba por ser um argumento competente bem definido em personagens e com alguns dialogos de boa qualidade.
O cast trás-nos um McConaghey mais introvertido onde funciona num registo menos vistoso mas sem duvida mais eficaz parece-nos que nao sera obviamente por este filme que conseguira por si so o reconhecimento que muitos dizem que ira ocorrer. Mesmo assim estamos perante um papel que domina totalmente o filme.

O melhor - A simplicidade de processos relacionais.

O pior - Nunca entrar na dinamica relacional do par adulto.

Avaliação - B-

No comments: